O ENSINO A DISTÂNCIA E A PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO

Vive-se em um mundo extremamente globalizado, no qual a tecnologia tem se tornado indispensável no cotidiano de qualquer pessoa. A sua disseminação tem englobado os mais diversos segmentos da vida, como, por exemplo, o de lazer, entretenimento, campo profissional e, sobretudo, na Educação, podendo ser destacado o Ensino à Distância.

Utilizado como uma ferramenta de democratização do setor educacional o Ensino à Distância representa um método viável para pessoas que desejam estudar, mas são impedidas de optar um curso presencial por alguns fatores como trabalho, família, posicionamento geográfico e finanças. Desse modo, muitos indivíduos acabam escolhendo-o para garantirem um curso técnico ou superior e se inserirem mais preparados e atualizados no mercado de trabalho.

Dessa forma, um curso a distância, tornou-se uma grande solução, visto que o estudante assiste às aulas sem sair de casa. Há também encontros presenciais, embora sejam bem mais reduzidos. Nesse sentido, a internet tem um papel fundamental, pois é por meio dela que serão assistidas as aulas, por onde serão tiradas e esclarecidas as dúvidas, envio e recebimento de atividades, enfim a dependência se faz única e exclusivamente por meio dela.

Entretanto, de solução a internet pode passar a ser um problema, devido a erros que podem acontecer no sistema e ao ambiente virtual não possuir recursos suficientes ao professor e ao aluno, para o compartilhamento de conhecimento.

Há também a incidência de algumas dificuldades por não se ter o professor por perto e ser gerado um certo preconceito, pelo fato do curso ter sido realizado à distância e quanto à qualificação do profissional.

Logo, não se pode generalizar, afinal há profissionais que fizeram o curso a distância tão bons quanto alguns que o fizeram presencialmente. Os órgãos superiores, devem buscar priorizar melhores recursos para evitar falhas ao máximo e os estudantes que optarem por essa forma de curso, ter muita dedicação e persistência para conclui-lo. Dessa forma, os resultados serão ainda mais positivos na formação de profissionais que utilizaram a tecnologia aliada ao conhecimento e se tornaram grandes vencedores.

Sweet Shadow
Enviado por Sweet Shadow em 22/04/2012
Código do texto: T3627965
Classificação de conteúdo: seguro