Historieta: Felisbina e a escola...(Capitulo II)

Felisbina crescia e não demorou em ir à escola. Nos primeiros anos aprendeu a ler e escrever, a contar, somar, multiplicar, subtrair e dividir.

Mas como tudo tende a progredir, logo ela se viu diante de novas matérias e sempre contava para a sua mãe o que aprendia.

_ Como foi a aula hoje, Felisbina?

_ Mãe, hoje a História, que é a fofoqueira de plantão lá da escola fez um monte de fofocas de um tempo em que o Brasil era império. Falou até de gente morta!

_Cruz credo! Disse a mãe sentando-se enquanto Felisbina contava tudo sobre as suas novas matérias.

_ Depois veio à Geografia é falou do mundo, dos dinossauros, das cavernas e do centro da Terra, e mãe você sabia que o diabo não mora lá?

_ Como assim?

_ Os homens da Geografia já entraram num monte de cavernas e não acharam o tinhoso, portanto, ele não deve morar lá.

E dona Albina fez o sinal da cruz.

_ Também estamos aprendendo Educação Moral e cívica.

_ O que é isso?

_ Ela diz que a gente deve amar nosso país e bater continência igual soldado quando a gente estiver diante da bandeira Nacional e ensina também que não devemos roubar, que devemos sempre falar a verdade, que devemos cuidar de tudo que existe em nossa cidade e que as pessoas publicas tem que servir exemplarmente a todos.

_ Gostei dessa matéria. E as outras?

_ Tem Ciências e ela mostra os seres vivos por dentro e existem coisas bem pequenas dentro de nós. Ela também falou que a gente é parente do macaco.

_ E o padre o que disse?

_ Fez cara feia, mas deixou o professor dar a aula. E tem também uma tal de Filosofia, que eu ainda não entendi direito.

_ Por quê?

_ Porque o professor entrou na sala e colocou um copo de água sobre a mesa e disse para a gente pensar sobre a importância da água em nossa vida, então eu perguntei pra ele se a água era filtrada e ele disse que sim, e como eu estava com muita sede pedi licença, levantei e tomei a água do copo, ele me aplaudiu e disse que eu era um gênio, eu achei ele meio louco, mas ele parece ser bonzinho.

_ Gênio, quer dizer que você é muito inteligente?

_ Parece!

_ Eu gostei desse professor. Disse dona Albina sorrindo.

Continua...