Você tem medo do tempo?

Vamos falar um pouco sobre um sentimento estranho que atinge a todos em alguma época da vida. Em certo momento, as situações são tão confortáveis ao ponto de desejar-se a parada do relógio. Entretanto (de uma forma digna de novelas) tudo muda. Na mente do que sofre a mudança a sensação de "quero tudo da forma que era antes" é atormentadora.

Então eu pergunto: "O que exatamente você quer?", mas ninguém sabe responder exatamente o que quer de volta. É um sentimento de ausência latente. A maioria chuta algo da antiga rotina. Isso. O fato é: quando as pessoas se acomodam numa situação, dificilmente se sentirão bem saindo da tal.

Pergunto: "Você tem medo do tempo? Tem medo do que o futuro guarda?". Tal pergunta é retórica, pois TODOS tem medo do que estar por vir. É inerente ao ser humano temer o desconhecido. Um sentimento até útil, uma vez que o ato de pisar firmemente em um terreno desconhecido é universalmente conhecido como imprudência.

O problema ocorre quando se depara com um medo enveredando para a acomodação e preguiça, que utiliza a esta insegurança como argumento primário para não sair do lugar. Busca-se certeza em tudo exageradamente antes de agir, a fim de não se deparar com o desconhecido. O medo do que pode acontecer é o que move o comércio das cartomantes, quiromantes, os profissionais da adivinhação em geral.

Afirma-se, logo: você tem medo do tempo. Isso pode ser um problema grave. Não é errado gostar do presente, mas é inviável para a evolução pessoal não querer que nada mude. Ora, pois as mudanças que modificam sempre para melhor o seres. "Sempre?". Sempre.

Quando alguém passa por uma mudança ruim, onde as estruturas pessoais ruem, essa pessoa será obrigada a se adaptar ao novo fato. Devidamente adaptada, quando um novo fato ruim acontecer, esta estará mais capacitada para enfrentar 'situações problema'. Logicamente, alguns teimam em se adaptar e justamente por isso as mudanças são dolorosas. O que dói não é a mudança em si, mas a resistência em se adaptar a ela.

Em síntese, mudanças hão de ocorrer em toda vida de qualquer pessoa. Se encarada como um bom momento para reconstrução e evolução, as coisas se tornarão muito mais agradáveis. É preciso estar preparado psicologicamente para o futuro desconhecido e encarar a passagem do tempo como uma oportunidade de crescer sempre. É preciso se libertar das rotinas. É preciso até mesmo se desprender de coisas ou pessoas que gostamos, pois dos gostos que nascem os vícios e deles nasce o medo do tempo.

Na sorte ou no revés, o tempo deve ser o melhor amigo daquele que quer ser feliz. Nem tudo que é inevitável é ruim.