S.O.S Língua Portuguesa
Na ânsia de interagir com o resto do mundo os brasileiros vão acrescentando palavras estrangeiras e até uma linguagem internetês no seu dia-a-dia. Com isso acabam negando seu amor pelo idioma nacional. Entendidos não cansam de repetir que a língua é viva etcétera e tal, contudo esses “seres animados” estão tomando formas que neutralizaram parcial, se não totalmente a identidade da nossa língua matriz. Os adeptos do mundo virtual usam de abreviaturas para facilitar a comunicação no envio de mensagens instantâneas, e-mails e afins. E por falar em “e-mail”... Hoje em dia, há muito de outros idiomas incorporados ao português, e até os mais senis já se deram conta de que ‘deletar’ é o mesmo que ‘apagar’. Mas não apenas o inglês foi aboletado em nossas bocas, papéis e monitores; enormidades de “palavras de gringo” enriquecem o nosso cotidiano o tempo todo. Em vários momentos falamos francês, latim, grego, árabe, espanhol, italiano e demasiadamente o inglês, sem nenhum esforço.
Um dos motivos de tamanha salsada é a globalização, que inevitavelmente faz com que as sociedades em desenvolvimento – o caso do Brasil – sofram maior influência das sociedades já consolidadas financeiramente, como os Estados Unidos, por exemplo. Como nós brasileiros temos um contato diário com o inglês devido a essa influência, nos vemos forçados a conhecer mais dessa outra língua e criamos a idéia de que ter intimidade com outros idiomas significa dominá-los. Algo parecido acontece com as abreviaturas de internet. A adolescência é uma fase complicada, em que o ser humano necessita de aceitação, por isso, quando se iniciou a onda de pessoas escrevendo com erro de grafia e de concordância para não perder muito tempo com a escrita no envio de mensagens, os jovens com o mesmo intuito trataram de aderir a essa lamentável “moda” para não ficar de fora.
Porém, este esquartejamento das palavras torna miserável o vocabulário dessas pessoas. Toda idade é idade de aprender e todo aprendizado deve ser para elevar o seu conhecimento, e não para estagná-lo na ignorância. Não é nada bom para um adolescente ou até mesmo para um adulto se defrontar com esse trucidamento da língua sempre que abre uma página na internet para ler suas mensagens. Isso faz com que os mais influenciáveis, como os jovens, deixem de dar valor ao seu idioma e de protegê-lo. Com isso, torna-se quase impossível que no futuro nós tenhamos uma identidade linguística sólida.
Vemos, portanto, que se o indivíduo já tem um vocabulário limitado, este será naturalmente instigado a aderir aos modos mais bizarros de falar e escrever que com certeza vai presenciar ao longo de sua vida. Porém, na mesma situação, uma pessoa com uma instrução mais sólida e com um amplo conhecimento de sua própria língua, passará pelos absurdos erros gramaticais e não se corromperá. Conhecer o trabalho de mestres como Machado de Assis, Euclides da Cunha, Rui Barbosa, Vinícius de Moraes entre muitos outros gênios da nossa língua, faria o brasileiro perceber como nosso idioma é lindo e merece ser explorado ao máximo. Se começarmos a ler com qualidade teremos consequências como escrever corretamente e falar bem, provando assim, nosso amor pelo idioma nacional.