O que é a Liberdade?

Ultimamente eu enfrentei situações difíceis e tive que buscar respostas por mim mesmo, por que as pessoas que me sustentavam vem se afastando pelo mesmo motivo que vou tratar nesse texto. Foi muito complicado manter os ânimos e acabei descontando em quem não tinha nenhuma relação. A minha dificuldade inspirou a tentar ajudar aqueles que estão passando por uma situação parecida. Hoje falarei a minha humilde opinião sobre o Livre Arbítrio.

Essa é uma dúvida muito perguntada e pouco respondida: O que é a Liberdade?. "Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.", propõe em uma visão poética Cecília Meirelles. A filosofia sintetiza: "a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano" Mas não é só isso.

Para a maioria das pessoas, ser livre é poder fazer tudo o que quiser ou desejar. Mas, ao pensar cuidadosamente, alguns desejos são prisões materiais ou imateriais que nos impedem de sermos verdadeiramente livres. Ser livre é ter uma capacidade de escolha sem a interferência negativa de fatores externos. O único problema é o fato de estarmos presos a esse mundo através do corpo de da mente, das paixões e das razões.

Há um ditado que diz que pão não assa em forno com porta aberta. Isso significa que se não nos limitarmos, no final, vemos que o resultado não é alcançado. Fazermos tudo o que queremos pode nos trazer a falsa ilusão de estarmos vivendo um "Carpe diem" eterno. Muitas pessoas não compreendem que deste modo acabam ferindo os demais com o seu "pseudo-bem-estar". Devemos ser mais autocríticos.

Não quero só tratar sobre tal fato, mas também tentar dar soluções para o problema. Compreender o que é a verdadeira liberdade é crucial. A bíblia traz uma solução simples, porém trabalhosa, ao mundo com o trecho em Romanos 12.2: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente (...)", ou seja, o certo é transcender às idéias do mundo e não ser escravos dela. Devemos ser livres até o momento que não ferimos as nossas idéias ou a idéias dos demais, pois vivemos em sociedade e devemos respeitar a decisão alheia. Lembrem-se: tudo que é verdadeiramente bom não vem nem vai facilmente, por isso devemos lutar para alcançar o equilíbrio. Cair as vezes nos faz aprender melhor. Quem é verdadeiramente livre é feliz e transmite essa felicidade à todos de forma igual.

Essa é só a minha opinião. Estou aberto a quem quiser me corrigir, afinal, eu sou humano, e seres humanos costumam errar, algumas vezes.

agradecendo a quem leu até o final,