Um velho camarada

A igualitária convergência derrotada em detrimento de uma ilimitada sede de poder pessoal.

Sua determinante ascensão, como comissário do povo lutando pela causa socialista, ocorreu em proporções meteóricas aceleradas, de tal modo que aquele homem, ocupado no trabalho teórico não teve o mínimo de perspicácia para perceber, no momento oportuno, o que estava por vir montanha abaixo. Não enxergou a ingrimidade da encosta do precipício a sua volta.

As avalanches conspiratórias que sucederam no período da construção do comando foram evoluindo rapidamente e se voltaram contra a cabeça pensante daquele camarada cujo viés teórico já vinha incomodando o sujeito que almejava sorrateiramente o poder supremo da união.

Quando se deu conta da mancha negra impinjida sobre seu nome, já era tarde de mais para reorganizar os aliados. As manobras arquitetadas pela facção canhestra do politburo que o retirariam de cena eram irreversíveis diante da conjuntura do novo quadro nacional amplamente estabelecido após o processo revolucionário.

Passou a integrar um script infeliz e trágico na história da então União Soviética. Foi envolvido propositadamente num emaranhado vil, indecente que se transformou em um redemoinho criminoso, cujo desfecho culminou com o seu banimento da terra natal.

Enquanto lider do povo, empreendeu obstinada força intelectual no sentido de expandir sua visão ideológica de transformação constante aprimorando o que extraíra nos escritos do pensador alemão.

O intelectual coerente às idéias que propagava subestimou o adversário político assentado na mesma frente partidária. Este, de índole maléfica trazia no bojo do seu caráter, a astúcia, a dissimulação, a vingança, o complexo de inferioridade e sobretudo a sedenta e egoística necessidade de atingir o topo do poder político; pobre de inteligência mas abastado na arte da conspiração sórdida à guisa de alcançar seus objetivos a qualquer custo.

Entretanto, mesmo em terras estrangeiras esse lider continuou denunciando as barbaridades promovidas por seu opositor direto até ser brutalmente assassinado. Naquela altura, o terrível ditador detinha a supremacia absoluta das nações envolvidas e comandava o povo com punhos de ferro; hoje é responsabilizado comprovadamente pelo assassinato de milhões de vidas inocentes em nome de uma implacável ditadura.

Em decorrência do incômodo que proporcionava ao ditador, o velho camarada cedeu sua vida em solo mexicano sob golpes de machado desferido por um assecla a mando do poder stalinista.

Deixou um legado utópico espalhado em muitos compêndios.

Wagner de Oliveira
Enviado por Wagner de Oliveira em 24/03/2012
Código do texto: T3573644