Boleros- Contigo en la Distancia.
Ele estava ali,parado,estático,olhando para aquele lago magnífico de nome Caracaranã tendo ao fundo uma serra bem alta divisa entre Brasil e Venezuela. A serra,pintada de azul,tentava alcancar as poucas nuvens naquele céu azulado esmaecido com um sol preponderantemente abrasador a iluminar tudo.Uma leve aragem trouxe-lhe resquícios de uma cancão:*Non existe un momento nel dia,en que pueda apartarme de ti...el mundo parece distinto cuando no estas junto a mi...* E viajou nas idéias soltas preso que estava naquela beleza acima do equador,em terras estranhas aos brasis. Um lago de ternas ondas a brincarem de vai-e-vem com águas tépidas e de sabor mineral. *No hay bellas melodias en que no esteas tu,non puedo escucharlas si non las escuchas tu...* e a cancão brinca de saudade naquele norte desconhecido e distante de tudo e de todos. Um Brasil que os intrépidos nautas portugueses ainda não descobriram e nem nós mesmos.*Tu te has convertido en parte de mi alma,ya nada me conforta si non estas tu tambien...* cantando ele percorreu os contornos do lago,plenos de cajueiros antigos,heranca de gente vinda das bandas nordestinas depois de uma grande seca a imolar tudo. Redes se estendiam entre as árvores aproveitando o sombreado e a brisa constante.-*O que estava fazendo ali?-perguntou-se... A resposta veio num sorriso do senhorio do lugar tão acolhedor e qjue o convidara a conhecer um pouco de Roraima,um pouco das fronteiras destes brasis a fora.* Mas alla de tus labios,del sol ,de las estrellas...*A cancão brincava nos seus ouvidos,já que a mente tentava esquecer a saudade imperiosa,saudade constante quando se ama. Era um local inesquecível,amoldado no silêncio e na visão de verdadeiras pinturas prontas sem esboco nem pincéis. Sentado ,olhando a linha do horizonte barrado pela montanha azul,pensava no seu amor tão distante,tão longe, e ,ao mesmo tempo,tão perto no pensar constante. E um vento mais quente trouxe-lhe um resto de melodia-*Contigo en la distancia,amada mia estoy.* E a tarde se foi em busca da noite e ele se foi banhar-se nas águas quentes daquele lago tão lindo.