O exarar da escrita

O ser humano, desde os seus primeiros anos de vida, tem sede de expressar os seus sentimentos. Ele nasce sem o mínimo de vergonha, no entanto, com o passar do tempo, começa a guardá-los para si. Devido aos fatores, principalmente sociais. Alguns se tornam desinibidos, outros retraídos; estado emocional que provoca, se em demasiado, certos problemas psicológicos ou psiquiátricos. Nesse contexto, novos estudos mostram como a escrita é uma saída para o exarar dos sentimentos humanos. Além de servir como terapia para a vida física, emocional e espiritual.

O cérebro humano tem como função, fundamental, armazenar informações. Contudo, podemos usá-lo com sabedoria. A escrita pode ajudar nessa função.Tendo um caderno de anotações ou uma agenda, os afazeres diários podem ser planejados, prevenindo um possível estresse; o qual atinge inúmeras pessoas. Sem contar, que se deixarmos de nos preocupar com afazeres, poderemos pensar em algo mais construtivo.

Outro fator, é que a escrita pode servir como um "conhecer a si mesmo", como disse Sócrates. Pois, a mesma é como um espelho que mostra como somos, lembra-nos de algo e , ainda, fornece a capacidade de refletir e melhorar.

Há quem veja a escrita como algo difícil ou complicado. Entretanto, nada na vida é alcançado sem um propósito, objetivo e determinação. Com a escrita não poderia ser diferente. Por essa razão, é dever dos cidadãos, que somos, mostrar para crianças, jovens e adultos essa preciosa ferramenta.

Sendo assim, é evidente que a escrita é essencial para o homem. Por isso, deve ser usada com liberdade e discernimento. E, assim, frutos maravilhosos nascerão do seu cultivo.

Lise Purcell
Enviado por Lise Purcell em 06/03/2012
Reeditado em 07/03/2012
Código do texto: T3539120
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.