Da Colonizacão do Brasil.-/ de SP para o Sul

Engracado. O Brasil teve dois tipos de Colonizacão muito mal explicados pelos historiadores,não sei se intencional ou não.Bem,vamos a alguns fatos. EL-REY de Portugal deu ordens expressas aos navegantes/colonizadores que se fixassem na parte norte da terra recém descoberta,a oeste da África.Aqueles que fossem mais ao sul(SP para baixo) deveriam adentrar o máximo possível para oeste ,afim de quebrar o Tratado das Tordesilhas,excecão aos Acoreanos que se fixaram na ilha de Sta.Catarina,através de S.francisco do Sul,por esta razão que se ainda faz bordados por lá e se fala *trincando*os dentes.Coisas do Brasil.Aqueles que vieram com Martim Afonso de Souza encontraram um belo obstáculo pela frente:A Serra do Mar-O Paredão!!! Não teve dúvidas. Desceu mais ao sul de SP.para a região lagunar de Cananéia,um dos primeiros povoados do Brasil,anterior a S.Vicente(1549) e S.Francisco do Sul(SC). Como ele mesmo diz em carta ao EL-REY,chovia muito lá,entonces,volta-se para S.Vicente,naquela baía tranquila,até hoje.E o Paredão? Hay que superá-lo de qualquer maneira para prosseguir para oeste e cumprir as determinacões de EL-REY. Bueno,bueno,que hacer? Foram-se lá eles através da mata exuberante Atlântica,em subidas nada fáceis e junto os Jesuítas catequisadores:Anchieta e Nóbrega.Os portugueses que chegaram a estas terras eram solitários,diferentemente dos que foram para o Nordeste,os quais traziam mulhere e famílias constituídas e sentaram a bunda na praia,até hoje,ocupando as melhores terras para plantar can-de-acúcar,a riqueza da época.Os de S.Francisco do Sul também trouxeram família constituída e GADO! Tanto que os primeiros animais vacuum a chegarem em B.Aires vieram do Brasil! Êta terra Boa! E os homens solitários que desbravaram o Serrão,o que encontraram no planalto de Piratininga? Índios e mais índios.Principalmente índias,justamente o que mais gostavam e se cruzaram formando um grupo destemido e audacioso,pois conheciam a mata,os rios,os animais,em suma,como sobreviver em qualquer circunstância nas terras recém-exploradas.O Cacique Tibiricá e sua filha Bartira,juntamente com João Ramalho tem uma importância fundamental na constituicão da Vila de Piratininga. Esta Vila e suas adjacências,como o Vale do Paraíba,eram pobres,pobres,até 1800 e poucos. Não tinham dinheiro para ter escravos,pois estes custavam caro,enquanto no Nordeste já havia em grande quantidade devido à cana-de-acúcar.Os negros ensinaram aos portugueses as técnicas das moendas.Tanto que ,em 1600 e poucos,os invasores judeus/holandeses,quando foram expulsos,levam os negros junto com eles porque estes detinham as técnicas do Acúcar.Vá até Curacáo,no Caribe,e comprove com o linguajar deles:Papiamento-mistura de português/holandês/espanhol/inglês. Coisas do Brasil. E a conquista do Oeste? Não existia ainda John Wayne e as carruagens e os filmes de Hollywood. Então foi no braco mesmo. Avancaram pelo Rio Tietê e Rio Paraíba do Sul carregando armas,comidas,canoas e conhecimento dos índios sobre a terra e como sobreviver.A conquista do Oeste de SP não foi fácil,até chegar às barrancas do Rio Paraná.EL-REY queria ouro,o ouro que os espanhóis tiravam do El-Dorado Inca,a oeste. Os Bandeirantes nascem desta mistura de índias e portugueses,nome que dá ojeriza aos comunistas que os execraram como Fascínoras,Assassinos,Arrogantes,Matadores de Índios e Negros.Bom...se lermos a verdadeira história não é bem assim.É só pesquisar. Goste-se ou não dos Bandeirantes foram eles que abriram os caminhos das Minas,de Goiás,de M.Grosso,do Paraná e Sul. E ainda lutaram contra os holandeses no Nordeste.É só ler... A escravidão em SP comeca por volta de 1830,porque os de Piratininga eram pobres e não tinham dinheiro para comprar escravos que custavam caro.A escravidão em SP durou pouco mais de 50 anos,enquanto no Nordeste e Minas muito mais. É só ler...O Nordeste tinha dinheiro advindo do acúcar e Minas tinha dinheiro advindo do Ouro e Pedras. Por que estas regiões se empobreceram e SP se enriqueceu com o Café que veio lá do Norte,cruzando boa parte do Brasil e se fixou em SP? Por que? O Sul também era pobre e foi um pouco colonozado pelos paulistas,que ,alías,fundaram Porto Alegre,uma família do Vale do Paraíba do Sul,exatamente Guaratinguetá. E o Sul criou gado que,com os Tropeiros,traziam para as Minas Gerais e vendiam charque e couro e prosperaram.Os alemães,trazidos na época de D.Pedro 1,povoaram o oeste do Sul,devido ao temor de uma invasão argentina,insuflada pelos abutres ingleses.É só ler nos Anais do Exército Brasileiro.É só ler. Se Brasil tem este território imenso,não é por causa do Rio da Integracão Nacional,é por causa do Rio Tietê,Paraíba do Sul e Rio Paraná. Goste-se ou não. É só ler...

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 05/03/2012
Código do texto: T3535816