Stealth marketing ou buzz marketing...

Você sabia que você é influenciado todos os dias por um marketing invisível (Stealth marketing) ou por um marketing viral feito boca a boca por estranhos e conhecidos (buzz marketing)?

Ontem assistindo a um programa de TV em 12 minutos eu contei três sugestões de produtos. As novelas, os programas e até mesmo os programas de jornalismo estão usando esse tipo de marketing para promover produtos, até aí tudo bem, isso aparece de forma legal para as leis vigentes em nosso país.

Mas desde que vi um filme sobre pessoas que se infiltram em comunidades para a divulgação de determinados produtos comecei a ficar mais atenta, e então percebi os muitos anúncios em várias páginas na internet, ora é um tênis, um livro, um site, um trabalho, ou um tipo de trabalhador, parece tudo legal não é?

Mas foi ai que eu descobri que algumas pessoas se endividavam e compravam coisas que um amigo da internet apresentou ou que a novela sugeriu, mas que elas realmente não precisavam.

Porém isso não é o mais grave desse tipo de marketing viral, percebi que países, pessoas e instituições podem ser destruídas ou fortalecidas por esse tipo de marketing e me lembrei de várias situações em que esse tipo de marketing foi usado por países, instituições e pessoas ao longo da história.

O Iraque, por exemplo, foi invadido e destruído pelo marketing de que havia lá “armas nucleares”;

O Lula manteve o país de pé usando o marketing de que a crise era uma “marola”;

As redes sociais com a colaboração de alguns promovem rits e personalidades da noite para o dia;

A nossa queixa na rede social ganha dimensões incríveis, enquanto que um processo legal pode levar anos e anos para ser resolvido, na rede tudo pode ser mais rápido – eu mesma fiz uso dessa ferramenta, mas ainda não havia me dado conta de que isso também era buzz marketing;

Bancos e editoras usam pessoas comuns nossos conhecidos ou não para a divulgação de produtos e idéias;

Isso mesmo o buzz marketing vende também idéias, quer ver uma idéia que é vendida a mais de 20 séculos e pasmem vocês perdura até os dias atuais, a famosa idéia de que “FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO”, essa idéia passa por cima do próprio Cristo que afirmou inúmeras vezes que o amor é o único caminho para a tal salvação. Durante anos essa idéia vem separando famílias, irmãos, países, o mundo. E tudo começou com essa simples idéia, que transformou Deus no pai de alguns e algumas igrejas em suas representantes na Terra, apesar dele ter dito expressamente na oração mais conhecida pelos cristãos: “PAI NOSSO...”.

Ele não disse que o Pai era só dele, se colocou na condição de filho, como nosso irmão, e colocou a todos nós diante da paternidade inquestionável de Deus, ou seja, quer você goste ou não eu sou filha de Deus e, portanto sua irmã, ou melhor, SOMOS TODOS IRMÃOS – sendo bons ou maus (ainda).

Nem parecia que marketing era assim tão importante no nosso dia-a-dia não é?

Pense nisso e preste atenção para aquilo que realmente é essencial naquilo que você recebe todos os dias.

Um imenso abraço fraterno!