Nadando Contra a Maré

Para que aprender? Essa foi a pergunta que uma aluna do sexto ano, quinta série do ensino fundamental me fez, demonstrando sua falta de interesse sobre a aprendizagem, e constantemente sou questionado por este tipo de pergunta feita por alunos de diversas idades e etnias. Lembro que quando eu era aluno, fazíamos as mesmas perguntas e as respostas que obtínhamos dos professores eram do tipo - "para terem sucesso na vida" ou " para serem bem sucedidos", os pais chegavam a dizer - "para ganhar muito dinheiro". Agora aqui estou eu, um professor, e me deparando com os mesmos questionamentos.

Para que aprender quando artistas do tipo "ai se eu te pego" é um exemplo de sucesso na vida?. Quando programas como BBB é recorde de audiência mesmo após acusações graves de estupro? Quando um jogador de futebol ganha muito, muito, muitas vezes mais do que qualquer um mestre ou doutor ou qualquer outro profissional nesse país? Para que aprender se daqui a três meses outro idiota vai ser o padrão brasileiro de sucesso?

Fica difícil encontrar uma lógica no aprendizado quando vemos o sistema atender o interesse de uma só pessoa sacrificando 9600 pessoas entre elas crianças e mulheres em pinheirinho, e enquanto isso os comerciais com mulheres seminuas inundam nossa televisão anunciando o carnaval. Quando estudantes são massacrados pela polícia por se mostrarem indignados com tudo isso, enquanto os verdadeiros culpados gozam do poder sobre nossas custas.

Eu como professor sei a resposta para tudo isso, porém, como convence-los se os veículos pelos quais eles dão mais atenção são mais sofisticados e eficazes e não estão nem ai para eles?

Vejo que nadamos contra a maré, e não encontro uma saída para tudo isso a não ser o comprometimento de todos os interessados, uma mudança radical no sistema que infelizmente ainda é dominado por parasitas que se beneficiam do suor e da ignorância alheia, caso contrario isso só mudará quando a ignorância não der mais lucro.