Sentimento de Culpa

Resolvi colocar este depoimento aqui, por acreditar que ele ajudará muitas pessoas, pois é só parar um pouco para escutar alguém que lhe pede um minuto de atenção, sem se preocupar que tipo de pessoa, está lhe solicitando um minuto de seu tempo.

Faz algum tempo que me encontrava muito sofrida com problemas no casamento, este problema mim atingiu tanto que cheguei a ter momentos de depressão, chorava muito,e a minha sorte era ter tido cinco filhas as quais eu digo maravilhosas. Conseguia conciliar nas minhas loucuras tempo para passear com as garotas, trabalhar, estudar, e mesmo viajar, precisava fugir de muitas maldades e não deixar minhas filhas sentirem nem perceberem as violências, as ignorâncias, estupidez, insensatez, traições, que se passavam ao meu redor, coisas que jamais desejo relembrar, ficaram no passado. Por causa disto, ao voltar do trabalho para casa, sentada no banco traseiro do ônibus, vinha me questionando sobre tal situação, sentia-me culpada, ouvia as ironias das minhas amigas ou mesmo irmãs que achavam que talvez eu não fosse boa esposa. Como? Eu ainda noiva o preparei para que estudasse, ajudei-o a conseguir bom emprego sem dormir direito varando pela madrugada orientando-o e ensinando para que fizesse boas provas para mudar de nível, cuidava bem dele e de minhas filhas, vivia na luta de empregadas, mas conseguia deixar minhas obrigações em dias, nunca estava cansada para ele, e assim estava atormentada nos meus pensamentos e chorando por dentro, muita vontade de gritar para o mundo, estou sofrendo,o,o,o. Porem sufocava tal desejo.

não é assim que sentou-se ao meu lado um senhor bêbado, não era preciso está perto para sentir o bafo da cachaça, tocou-me, e falou:

"A senhora pode me ouvir, preciso conversar com alguém, olhei para ele e disse: fale.

-Ele falou que era casado, trabalhava na Petrobras, e que estava sofrendo muito, eu fiquei escutando em silencio, havia se separado há dez anos da esposa, porque pensava que ela era desmazelada, que a mesma deixava o chinelo e a camisa dele no mesmo lugar que ele deixava, não colocava a comida para ele, ou seja não o servia, ele mesmo tinha de fazer o prato dele, não dava a toalha para ele tomar banho,ele tinha de pegar a toalha na gaveta e também as roupas dele etc.. Falou-me que antes de se separar da esposa conversava com a amiga do bar,esta amiga que hoje ele vive ha dez anos, ele disse que não queria nem lembrar quantos maltratos dera a esposa, choramingava. Enfim falou-me que descobrira que quando ele estava com a esposa ele era o homem mais feliz da vida, era um homem livre, vestia a roupa que queria, pegava a própria toalha, fazia o prato como desejava, e falou:

Que arrependimento!

Como ele estava com as mãos cheia de presentes, me disse: Está vendo estes presentes é para levar para meu filho dá a minha esposa, todos os dias fico no bar próximo a casa onde eu morava, e fico apreciando ela. Uma mulher forte, criou todos os nossos filhos sozinha. Estou envergonhado, muito envergonhado

Perguntei como ele saiu de casa, ele me disse que foi aos poucos, então lhe falei, volte aos poucos, então mais uma vez me disse, tenho vergonha moça. Voltei para casa aliviada, acreditei que Deus nos manda resposta as nossas aflições de diversas formas, e esta foi a melhor resposta que tive. A partir dai descobri que eu dera liberdade ao meu marido pois realmente eu era livre e dava liberdade a ele de ir e vir, abrir o guarda roupa, vestir o que queria, colocar a comida no prato, e até ir ao fogão fazer a gororoba que ele desejasse. Aquele homem me libertou naquele dia de uma grande aflição. Continuei meus estudos de pós- graduação e segui em frente, fiz minhas terapias para sair da depressão e hoje estou aqui digitando este relato sem sentimento de culpa.