A LEITURA E SEU BENEFÍCIO PARA A HUMANIDADE

A leitura e seu benefício para a humanidade

Minha Dissertação Argumentativa do Vestibular da Universidade de Uberaba

10/12/11

Inegavelmente, a leitura auxilia no desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa. Além disso, proporciona inúmeros benefícios, pois quem lê absorve uma quantidade substancial de informações, conhecimentos, idéias, expande o vocabulário, auxilia na fala, na escrita, além de ampliar a visão e a percepção critica do leitor.

A maioria dos indivíduos que têm o hábito de leitura freqüente, seja através de jornais, livros, revistas, possuem fundamento cultural suficiente para falar e escrever sobre determinado tema. A leitura e a escrita caminham juntas, mas a prática de escrever deve ser exercitada e fundamentada nas experiências do indivíduo como leitor e cidadão ativo na participação do mundo em que se vive.

A sociedade tem perdido cada vez mais seus leitores. Atualmente com a disseminação dos recursos tecnológicos especialmente a internet e a televisão a facilidade no poder de manipulação, formação de opiniões e praticidade, tem gerado o distanciamento entre as pessoas e o hábito de leitura. Sabe-se que é uma grande perca, afinal nada se compara com a capacidade de imaginar e o poder de raciocínio que a leitura desenvolve.

Muitas histórias de vida foram transformadas após a leitura de um livro. Ler abre caminhos para a maturidade e a consciência de qualquer ser humano. Os leitores devem ter a concepção de que todos os benefícios alcançados a partir da leitura são individuais e podem ser decisivos na formação de suas vidas.

Já dizia Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros.” A partir do momento em que há a prática da leitura em qualquer nação, se constrói com ela o desenvolvimento intelectual, a visão de mundo, as opiniões que abrem caminhos para uma vida melhor. A leitura é o elemento cultural que propicia ao homem seu progresso individual e coletivo.

Logo, é imprescindível que a prática de ler se faça presente na vida de qualquer individuo. São muitos os benefícios intelectuais absorvidos e os caminhos decisivos que se abrem para aqueles que possuem uma capacidade critica de traduzir suas opiniões e sua visão embasadas em suas experiências como leitores. Ler é conhecer, navegar em um universo de palavras, imaginação, criatividade, sonhos, maturidade e acima de tudo, efetivar a útil formação humana no mundo.

Sweet Shadow
Enviado por Sweet Shadow em 14/12/2011
Reeditado em 19/12/2011
Código do texto: T3388064
Classificação de conteúdo: seguro