A importância da leitura

Jamais teríamos e seríamos o que hoje somos se não fosse por nossa capacidade de se expressar por meio dos signos de uma linguagem escrita. A linguagem escrita ampliou maravilhosamente nosso poder de mudança sobre nós mesmos, individualmente, sobre nossa sociedade e sobre o nosso meio ambiente. Escrever e ler deu-nos singular poder!

Ainda hoje, porém, é triste o fato de muitos estarem totalmente alheios a tais prerrogativas, muitos que, por não bastarem-se às suas próprias interpretações textuais ficam a mercê do que ouvem e veem, como se não tivessem liberdade.

E não podemos negar que a leitura liberte, abrindo ao indivíduo possibilidades inimagináveis, e inserindo-o numa dimensão em que vivem idéias, sonhos e fatos, dimensão essa que sem dúvida enriquece aquele que nela penetre e dela saiba extrair valiosos estímulos.

Assim não seria errôneo, pois, pensar numa avaliação cultural de uma sociedade com base no seu número de leitores. Isso porque a leitura feita com boa interpretação aperfeiçoa naquele que lê seu próprio modo de falar e de escrever.

Ler é um exercício e uma forma de lazer que, capaz de unir povos inteiros em grandes ideais humanistas, e a leitura não exige mais que um pouco de vontade de ser melhor, superando o passado para escrever o futuro.