Transporte de Proteínas Solúveis para o RE
O reticulo Endoplaslmático granular é responsável pela síntese proteica, pois há ribossomos aderidos à sua membrana. Proteínas destinadas ao proprio Reticulo, ao complexo de golgi, a lisossomos, a membrana plasmática e proteinas secretoras são inicialmente direcionadas para o RE.
O Início da Síntese Protreica começa no citosol por ribossomos livres estes serão direcionados ao RE se emergirem na cadeia em formação uma sequência sinal no seu N-terminal que será levado pela particula de reconhecimento de sinal ( PRS) que conduzirá o complexo( Ribossomo, sequência Sinal e cadeia polipeptidica crescente ) para um aceptor da PRS na membrana do RE.
Depois de inserido na membrana a síntese proteíca continua, A proteína passa pelo conplexo proteico sec61 e é clivada pela peptidase . A Proteína Bip presente no Lúmem do RE, funciona como catraca puxando a cadeia para dentro do Retículo.
No caso de Proteínas Transmembranas, não haverá transporte para o lúmem mas estas irão embeber a bicamada lipidica da membrana pois no além da sequência de reconhecimento de sinal há também um sequência de aminoácidos hidrofóbicos que funciona como sinal de término fechando o complexo sec61 adentrando a bicamada lipidica. A sequencia N-terminal adentra o lúmem do RE e o grupo C estará voltado para a região citosólica.