O que penso sobre a cola...

O que penso sobre a cola...

Desde que nascemos nós aprendemos. E nascemos com medo. Medo do túnel, do frio, do desconhecido. E a primeira lição da vida é que temos que gritar. E gritamos.

E quando gritamos pela primeira vez, automaticamente nos aquecem e nos alimentam.  É a luta pela sobrevivência .

Repetimos o processo e crescemos.

Por exemplo: como aprendemos a andar?

Com vários tombos, ao abandonar o andador, nossa primeira muleta.  E ninguém poderia nos ajudar se não tentássemos ...

Aprendemos e crescemos desde o nascimento.

E quando fomos pra escola, lembra? Um mundo novo, com mil possibilidades... Sempre tinha aqueles garotos, dito espertos, que não precisavam estudar. Dó aprenderam a colar. Eu não entendia o porquê mas, quando pensava em colar eu travava. Era uma espécie de alerta me dizendo não.

Mas porque não?

Dizem que quem não cola não sai da escola... E quer saber? É verdade. Porque quem sai da escola, quem para de aprender, vai continuar fingindo que vive, que sabe, que já aprendeu tudo...

Pensa bem:

Não tem problema, na verdade a culpa não precisa ser sua... Pode ser do professor que não ensinou direito, do chefe, ( aquele cara só pegava no seu pé mesmo), enfim, pode continuar se enganando pois se eles aprenderam e você não deve ter sido por pura sorte deles... Ou azar seu.

De qualquer forma sou contra a cola. Não por moralismo ou perfeccionismo. Sou contra me enganar.

Encare a vida como uma escola e tente se avaliar. Teste a si mesmo, sua capacidade de aprender a consertar onde errou.

Se acertar tudo colando como vai SABER? 

Dizem que certas pessoas podem enganar algumas o tempo todo e outras tantas por algum tempo mas, enganar todo mundo o tempo todo é improvável, concorda?

E se amanhã você tiver que ensinar? E se for o chefe? E se aparecer na entrevista aquele CDF que sabia tudo? Como você vai se livrar dele?  Sim, porque VOCE SABE que ele SABE MAIS que você...

Sei lá... Melhor você ficar na sua mesmo, no seu cargo mesmo com seu parco salário... Dá pro gasto... Porque se você for promovido, meu camarada, em pouco tempo será dispensado, afinal, na hora do 'vamos ver' não vai dar pra colar, quer dizer, competir com quem sabe de verdade...

De qualquer forma existem escolhas que ninguém vai fazer por você, como aquela de gritar quando nasceu ou o primeiro passo que te fez andar.

Dizem que temos que matar um leão por dia, mas, e quando extinguirmos os leões?

Acabar com a concorrência é bom ou é a maneira mais rápida de ser o melhor? Mata o leão, de preferencia de bem longe, porque de perto ele te engole primeiro...

Com certeza aprenderam sem colar...

Conclusão: quem não cola não sai da escola? Espero que sim. Desejo que isso seja realmente verdade pra que você jamais saia da escola, jamais deixe de viver, de aprender, porque quem aprende cresce, vive. Que possamos observar, ao findar nossa jornada, que cada um de nossos passos nos ensinaram, não só o caminhar, mas também o rumo que demos nesse caminho.

Não tenha medo de errar. Tenha sim, muito, mas muito mesmo, medo de se enganar.

Porque o errar tem conserto...

Mas o enganar-se... É uma armadilha mortal, montada por você, para você mesmo.

susybar
Enviado por susybar em 08/12/2011
Reeditado em 10/02/2023
Código do texto: T3377680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.