Reciclar

A palavra reciclar, muito em voga na atualidade, tem como significado reaproveitamento de algo, dar nova função a alguma coisa que já havia perdido, aparentemente, sua utilidade. Analisando-a mais detidamente, percebe-se o radical ciclo. E ciclo significa série de fenômenos que se sucedem numa certa ordem, numa certa freqüência. Também notamos a presença do prefixo latino re que representa a idéia de repetição. Ou seja, reciclar, pode-se entender que é dar uma nova utilidade, nova função, ou mesmo repetição da utilidade, para um material que já havia vencido seu ciclo de uso.

Este é o princípio da reciclagem; criar nova utilidade, nova função para algo que não tinha mais condições de uso, mas que apresenta potencialidade de um novo aproveitamento na mesma função ou em outra.

Pois bem, diante do quadro de futura escassez de algumas matérias-primas não renováveis, bem como ao acúmulo de lixo nos aterros, a reciclagem tem ganhado espaço nos mais variados setores, pois é a forma de se evitar a degradação do meio ambiente, o acúmulo de lixo, que podem acarretar em disseminação de doenças, desequilíbrios ecológicos, contaminação de lençóis freáticos, dentre outros fatores.

Além disso, a reciclagem apresenta um aspecto importante que é a geração de empregos. Desde sua coleta, até o processamento dos materiais e posterior distribuição, quantos empregos são criados!

Mas reciclar pode também ser aplicada de outra forma, com outro sentido. Por que não se empregar a palavra reciclar para mudança de idéias?

No mundo de hoje vivemos um quadro de violência, gerada pelo terror. Em qualquer lugar, nas mais variadas formas de comunicação, o terror está presente. “Quando será o próximo”? É a pergunta. “Onde”? Pode ser outra pergunta. E dia-a-dia as pessoas pensam no terror e pouco fazem para mudar esse quadro, pois seus pensamentos, suas idéias, estão todas voltadas para a manutenção do atual quadro. Não seria hora de fazer uma reciclagem de idéias? Não estaria no momento adequado para jogarmos fora os pensamentos e as idéias que trazem desilusão e tristeza e colocarmos novas idéias, pautadas no respeito e na harmonia?

Talvez esta seja a reciclagem mais importante a fazer. Reciclar idéias, abrir espaço para um novo ciclo, um ciclo de virtudes, respeitando o ser humano tal qual é, seus anseios, seus objetivos, sua forma de ver o mundo, sua forma de se manifestar. Reciclar idéias para perceber que tudo está ligado ao Todo e que por isso, são igualmente importantes.

Pois bem, a reciclagem tornou-se não só uma necessidade para se manter a terra habitável a todos os seres vivos, mas é também sinal de evolução do ser humano, que passa a entender seu papel e usa do seu ciclo de vida como manifestação do respeito e da harmonia.

Piracicaba, 06 de maio de 2.004.

julianopd
Enviado por julianopd em 07/12/2011
Código do texto: T3376139
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.