Assistência: Fruto da Caridade

A palavra assistência tem origem no verbo assistir que, em sua forma transitiva direta, significa ajudar, auxiliar. Em outras palavras, a assistência é o ato de prestar auxílio, ajuda, para alguém.

Entendido a origem e o significado da palavra assistência, surge uma outra indagação, ligada à essência dessa palavra. Qual é a grande marca da assistência? Muitos podem ser apontados, mas talvez a mais marcante seja a caridade.

A caridade é a grande característica daquele que se solidariza com o sofrimento alheio e busca, dentro de suas possibilidades, ajudá-lo a vencer essa dor.

Claro está, portanto, a grande ligação que existe entre a assistência e a caridade, pois a assistência é fruto da caridade e um indivíduo caridoso reconhece-se com ser humano e sabe que sua ação de assistência é capaz de dar esperança a quem já a perdeu. E, devido a esse reconhecimento, passa a assistir os demais.

Talvez muitos pensem que a assistência requer grandes esforços ou muito dispêndio de tempo ou dinheiro. Mas na verdade essa visão é equivocada. A assistência requer apenas que um ser caridoso tenha a boa vontade de agir e dar aos demais aquilo que lhe é abundante, ou seja, sua alegria, sua iniciativa, sua boa vontade e espírito solidário. Através de simples ações, conscientes e pautadas em princípios que preservem a dignidade humana, um ser é capaz de trazer luz a quem se encontra perdido, mostrar um caminho àquele que ainda não soube encontrá-lo. Torna-se, por conseqüência, um verdadeiro ser humano.

E o resultado mais impressionante e magnífico ocorre quando homens e mulheres de boa vontade, caridosos e conscientes de suas potencialidades se encontram e decidem agir, voltados todos para um único objetivo que é a construção de um Mundo Melhor. Cada um no seu ritmo, cada um trabalhando dentro de sua potencialidade, dando aquilo que lhe é abundante, mas todos harmônicos entre si, o resultado de suas ações será sim alcançado, pois agem pautados nos princípios que defendem e conscientes da importância que a ação deles pode causar no meio em que vivem.

E mais, agem porque são caridosos e sabem que a assistência que prestam será determinante para que todos tenham suas esperanças renovadas, abrindo as portas para que um Mundo bem Melhor realmente nasça, pautados exatamente naqueles princípios que esses homens e mulheres de boa vontade defendem.

Esses homens e mulheres agem porque já se reconhecem como seres humanos e que a humanidade requer indivíduos que se identifiquem dessa maneira, não mais presos apenas na matéria e na essência do verbo ter, que busca apenas acumular, mas sim ligados ao verbo ser, que transforma o indivíduo, que já se transformou naquilo que jurou defender, a caridade.

Piracicaba, 22 de março de 2.004.

julianopd
Enviado por julianopd em 05/12/2011
Código do texto: T3372826
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.