Santa Casa

Já se passaram 150 anos desde que um sonho deu origem à Irmandade do Santíssimo Sacramento, posteriormente denominada Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba. Esse sonho, pautado no mais nobre desejo de solidariedade humana, criou raízes e consolidou-se como marco de um ideal, que se materializou em nossa cidade e vem, através dos anos, contribuindo para que mais e mais homens e mulheres continuem a se manifestar na plenitude da espécie humana.

Poderia parecer apenas mais uma de muitas idéias que afloravam no coração e mente de pessoas que se deixavam embalar por seus sonhos, mas idéias que se perdiam nos tortuosos caminhos da vida, onde o desafio de realizá-los era vencido pelo desânimo e pela ausência de objetivo.

Porém esta idéia nasceu forte. Começou a ser organizado e estruturado, dando a cada dia um novo passo seguro e concreto. Com o tempo que andava e sua força se revelava, seu ideal foi abraçado por muitos que sentiram a positiva vibração que dela emanava e que se traduzia no desejo de auxílio, amparo, acolhimento, tudo representando o elevado espírito de compaixão e respeito existente entre os seres humanos.

Ano após ano novos desafios apareceram. Situações as mais variadas possíveis trouxeram ao grupo humano que a administrava e zelava razões para se reestruturar e adequar. Nessas situações, a capacidade humana daqueles que participavam da vida da Santa Casa mostrou que esta casa, santa no seu propósito, estava preparada para desafiá-los e renovar seu propósito de auxílio àqueles que nela viam um amparo. E nesse capítulo não podemos deixar de nos lembrar daqueles que participaram de sua vida. Todos contribuíram para seu progresso. Trouxeram suas experiências, convicções e sonhos e devotaram suas vidas na realização desse ideal.

E, com essa causa, onde a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba tornou-se vanguarda e sinônimo de atenção aos necessitados, chegamos aos 150 anos, repletos de grande histórias, inúmeras conquistas e novos desafios. Em todos esses anos, a Santa Casa de Piracicaba mostrou-se sempre determinada e jamais deixou transparecer qualquer sinal de fraqueza ou fuga de seus ideais.

Por isso neste ano comemora-se esta data importante para nossa história. Devemos, pois, observar o exemplo que esta instituição nos deu, aprender com suas lições que a vida é feita de realizações de seus ideais, um desenrolar de processos e realizações, e contemplar sua grandeza, agradecendo sempre a presença dela em nossa cidade, contribuindo para que todos que por ela são acolhidos, possam continuar se manifestando na plenitude de sua potencialidade.

Piracicaba, 19 de fevereiro de 2.004.

Giulianopd
Enviado por Giulianopd em 03/12/2011
Código do texto: T3370437
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.