Simplicidade

Muitas vezes acordamos logo cedo, ou mesmo durante o desenrolar de nosso dia e nos deparamos com alguma situação que nos leva a questionar sobre os nossos passos. Às vezes tudo parece ser tão complicado e ficamos desejando a simplicidade que outrora existiu.

Em primeiro lugar, erroneamente pensam aqueles que apenas a vida dos dias atuais é complexa, em oposição a uma vida contemplativa e simples de tempos remotos. A vida, da mesma forma que hoje, também apresentava situações para que os seres viventes de dada época pudessem fazer sua escolha sobre qual caminho seguir.

Num dado período histórico, a dificuldade pode ter sido a obtenção da caça para servir de alimento, para outra, transpor grandes distâncias, para outras ainda a produção em larga escala, para outra talvez vencer doenças que afetavam o corpo. Todas as épocas, enfim, surgiam desafios para serem vencidos. E mostraram-se eles suficientemente complexos para aqueles que viviam naquela situação.

E no tempo atual esse fato se repete. Temos uma vida corrida, repleta de desafios os quais se colocam na nossa vida e nos testa, fazendo com que escolhamos algo, quase sempre depois de muita análise.

Pois bem, então por que desejamos tanto a simplicidade? Seria a simplicidade um prêmio para nossa vida? Ou seria ela a forma de enfrentarmos as situações após desenvolvermos uma análise daquela dada situação?

Realmente sempre louvamos a simplicidade mas nunca num específico período de tempo, mas sim relacionado a uma personalidade de fundamental importância, que reconheceu a necessidade de se trabalhar com a razão das práticas diárias.

Essas personalidades analisavam os fatos da vida e antes de decidir qual o melhor caminho a seguir, deliberavam, analisavam, pesavam todos as circunstâncias que envolviam esse caso. E, após decidir, agiam. Por isso, para eles, a vida tornou-se simples. Simples porque sabiam o que queriam, sabiam como melhor agir, e por fim agiam e vida tornava-se sempre mais simples.

A simplicidade é, pois, a maneira de encarar a vida e suas circunstâncias. Mesmo que repleta de variantes, resolve-se qualquer empecilho utilizando-se dos mesmos mecanismos adotados por essas grandes personalidades. E agindo como elas, tornamos a nossa vida mais simples.

Piracicaba, 17 de novembro de 2.003.

julianopd
Enviado por julianopd em 01/12/2011
Código do texto: T3366199
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.