São Francisco de Assis

Dia 4 de outubro comemora-se o dia de São Francisco de Assis, por muitos considerado o santo pobrezinho. Nascido em 1.182, Francisco teve uma vida farta no início, cercado de amigos, veio à Terra numa das mais abastadas famílias de Assis, foi muito popular e influente.

Até que um dia foi à guerra, participando ativamente dos combates. Mas junto com essa guerra, outra, ainda mais forte e marcante surgiu. Internamente, ao ver o horror da guerra, Francisco começou a questionar-se sobre qual seria o seu papel na Terra, e mais ainda, qual seria o papel da Humanidade na Terra. Voltou a Assis e o que antes era festas e mais festas na sua rotina, tornou-se agora meditações e mais meditações. Silenciosamente, crescia em seu íntimo a necessidade de se mudar, não o meio em que vivia, mas sim o Homem e essa mudança começou por ele próprio.

Ao redor, ninguém entendia o que se passava. Muitos o julgavam louco, talvez por efeito da participação na guerra. Sua família o abandonou, julgando irresponsável. Francisco seguiu, algo dentro dele começou a falar. Ainda que timidamente, essa voz lhe dizia reconstrua a minha igreja.

Francisco, pois decidiu por agir, deixou de acreditar apenas em palavras, conforme ele próprio dizia e passou a acreditar na ação. E na ação de um Ser, Jesus Cristo, ensinadas à Humanidade 1.000 anos antes de sua presença na Terra, Francisco viu sintetizado tudo o que buscava. Dar àqueles que não tem aquilo que lhe é farto. E para ele farto era a alegria, por isso os animais dele se aproximavam. Também era farto o amor pelo próximo e esse amor foi distribuído, mas nunca diminuído, ao contrário, aumentava na medida em que aumentava sua obra.

Reconstruiu sim a igreja de pedra, mas a voz ainda falava dentro dele. E Francisco reconheceu que não era ao monumento de pedras a que essa voz se referia, mas sim ao Templo vivo, o ser humano.

Francisco procurou mostrar ao ser humano que este se afastava das lições passadas por Jesus Cristo, mas não por palavras. Sua vida é um ato contínuo da ação segundo os ensinamentos de seu Mestre. Sua palavras eram fortes, pois estavam baseadas em sua ação, carregadas com a energia de sua convicção, por isso perpetuaram-se. Francisco procurou religar o ser humano aos ensinamentos cristãos nunca impondo uma verdade, mas sendo exemplo da sua verdade a qual é absoluta e pautadas nas palavras de Jesus Cristo.

Sua obra foi e ainda é reconhecida não só por cristãos, mas também por seguidores de outras correntes religiosas, pois nele está sintetizado o respeito ao Criador e à criatura. Reconheceu seu papel e teve coragem de dar o seu primeiro passo.

Dele veio e vêm a lição simples, porém esquecida de que o respeito e amor ao ser humano é o único caminho de se construir um Mundo Melhor.

Está na hora da Humanidade aprender com ele.

Piracicaba, 26 de setembro de 2.003.

julianopd
Enviado por julianopd em 01/12/2011
Código do texto: T3366198
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.