Guerra e Paz

No tempo presente, muito se fala da necessidade de paz entre os seres humanos, haja vista, sobretudo ao constante estado de insegurança vivida, principalmente em grandes centros urbanos. No entanto, percebe-se igualmente que, apesar de tão aclamada, a Paz vem sendo constantemente atacada pelas atitudes de muitos daqueles que tanto a defendem. Por que?

Nota-se claramente que, na busca da Paz, o que poderia ser resumido como a convivência pacífica entre os seres humanos, algumas pessoas defendem com ardor o uso da força física, da imposição de regras, entre outras táticas. A conseqüência lógica deste tipo de atitude é causar mais tensão, mais violência, mais desarmonia, mais desrespeito, mais segregação, mais ofensas, mais destruição... Tudo por que o uso da força física, da imposição e da opressão levam apenas à consolidação daquelas idéias que estão ligadas a esses aspectos, reforçando o estado de guerra existente entre as pessoas.

Tais observações levam a uma importante conclusão, qual seja, usar a guerra como argumento para a Paz trará apenas e tão-somente uma conseqüência; o aumento da violência entre as pessoas.

Na verdade, para se criar um clima harmônico entre as pessoas ou para se viver em paz, faz-se necessário o uso dos elementos constitutivos da Harmonia e da Paz, quais sejam, deve-se começar por respeitar a todos, indistintamente, percebendo que a forma de ser e de agir de cada um tem uma razão de ser e é importante para o meio em que vive. Faz-se necessário igualmente reconhecer-se, ou seja, passar o ser humano a ver que igualmente ele é repleto de limitações e sua visão do mundo é apenas uma entre tantas outras existentes e a sua verdade não pode, jamais, se sobrepor a verdade de todos os demais, pois, quando muito, a verdade dele é o reconhecimento de um aspecto da Justiça Universal, existindo tantas outras visões como o número de habitantes no planeta.

A imposição de apenas uma verdade, trará como conseqüência uma nova guerra, baseada no desejo daqueles que se sentem sufocados na busca pelo poder.. Assim foi no passado, e assim se repetirá enquanto o ser humano não compreender a importância do respeito de cada um.

Nunca utilizar o argumento da guerra em defesa da paz funcionou, basta observar toda a história da Humanidade. Para alcançarmos este estado, precisamos sim, passar a vivê-lo dentro de nossos corações.

Piracicaba, 07 de maio de 2.003.

julianopd
Enviado por julianopd em 28/11/2011
Código do texto: T3360784
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.