O Mundo Imperfeito

O individualismo provém desde o surgimento do Renascimento, na transição do mundo medievo para o moderno. Porém, ninguém imaginava que isso viraria uma “praga” na sociedade contemporânea. As pessoas estão cada vez mais egoístas, insensíveis, criando um ambiente de submissão, em que os mais “perfeitos” lideram.

O Cyberbullying, depreciação moral de pessoas através de “endereços internáuticos”, é um importante exemplo de preconceito contra pessoas que, de certa forma, não se incluem no modelo imposto pela sociedade, no qual é preciso ser branco, magro, alto. Esse tipo de preconceito, além de vulnerabilizar a pessoa em um espaço mais amplo, como em redes sociais, afeta o psicológico mental, pois fragiliza a auto-estima, podendo acarretar ao isolamento social e, posteriormente, ao suicídio em casos mais extremos.

As crianças são as que mais sofrem com o bullying, pois possuem uma mentalidade mais frágil que um adulto. O sentimento de exclusão produz uma criança infeliz, que pode, no futuro, tornar-se um adulto revoltado, e isso é o que mais acontece nesse mundo cada vez mais individualista. Jovens que invadem seu antigo ambiente escolar e matam pessoas inocentes, apenas por vingança, por terem passado a infância toda sendo humilhados é muito comum na sociedade atual.

Em suma, o bullying é um dos males da sociedade, que apenas acarreta angústia e sofrimento aos alvos desse tipo de preconceito. Promover um ambiente escolar distante de preconceitos, em todos os âmbitos (racial, intelectual, econômico, etc.), ensinando aos pequenos que é preciso respeitar as diferenças e carregar isso até a sua saída escolar, pode formar um adulto consciente no futuro e uma sociedade mais harmoniosa.

Emily Lima
Enviado por Emily Lima em 21/11/2011
Reeditado em 21/11/2011
Código do texto: T3348485
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.