O Classicismo

O Período do Renascimento teve a Itália como berço. Gênova e Veneza eram os maiores portos mercantes da época do Renascimento. Houve um intenso financiamento às pesquisas. A Europa passava por um momento de grandes conquistas coloniais, inclusive a da América, a Reforma Protestante, a criação da Companhia de Jesus e a Contra Reforma.

Este período também marcava o apogeu do Império Português, com as grandes navegações colonizadoras, a busca de especiarias nas Índias, e a forte atuação da Companhia de Jesus. Este período também foi marcado pelo Descobrimento do Brasil, por Pedro Álvares Cabral.

O Classicismo foi marcado pelas criações artísticas e a retomada dos valores como a perfeição, a beleza, a harmonia, a estética, a simetria e ao equilíbrio, fortemente voltado ao antropocentrismo e a mitologia pagã. Valorização dos versos decassílabos, da poesia lírica, dos sonetos, canções, écoglas e odes. A criação da poesia épica: Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões. Outros nomes do Renascimento foram Sá de Miranda, Bernadim Ribeiro e Antonio Ferreira.

Os Lusíadas, obra lírica e épica, narra as viagens de Vasco da Gama, a chegada em 1498 de Cristóvão Colombo às Índias Ocidentais, quando deu a volta na África.

Não se sabe exatamente onde e quando Camões nasceu: Talvez entre 1524, ou 1525 em Lisboa, Porto ou Coimbra. Imagina-se que ele tivesse origem nobre, pois foi freqüentador da Corte. Leu os clássicos, resgatou a poesia lírica, particularmente reconhecida nos sentimentos de amor ou desengano (Safos de Lésbos), a épica (Ilíada, Odisséia e a Eneida de Virgilío) e teve influência Greco-Romana: (Platão: amor, beleza) e também de Francesco Petrarca criador dos sonetos de dois quartetos e dois tercetos, versos decassílabos, chamados de sonetos Petrarquianos. Camões, mais tarde, também influenciou Fernando Pessoa. Estes dois são os maiores gênios da Literatura de Língua Portuguesa.

Em 1527, Sá de Miranda, Português que foi à Itália e voltou empolgado com a cultura clássica, também teve contato com o neoplatonismo: A República, o plano das ideias, o amor platônico (Platão).

Paralelamente no Brasil, acontecia um movimento chamado de Quinhentismo. Nesta época existia no Brasil apenas a literatura informativa, como crônicas de viagem e o teatro de José de Anchieta.A principal obra do Quinhentismo foi a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, relatando sobre as descobertas e riquezas da nova terra.

Só em 1550, que Hans Stalen, um alemão que foi preso pelos índios Tupinambás narra sua experiência de morar com os índios. Nela, narra os costumes, as crenças e afirma que os Tupinambás eram canibais, quando se tratava de execução do inimigo em seus rituais de guerra.

Antonio Marques de O Santos
Enviado por Antonio Marques de O Santos em 21/11/2011
Reeditado em 06/06/2013
Código do texto: T3347514
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.