São Paulo 453 Anos - Oficinas gratuitas marcam o aniversário da cidade

A partir de 20 de janeiro de 2007 a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) promoverá oficinas temáticas gratuitas que terão como tema a cidade de São Paulo. A proposta foi idealizada em comemoração ao aniversário da cidade que faz 453 anos no próximo dia 25 de janeiro.

Nas atividades serão abordados temas referentes à literatura, história, antropologia e sociologia da cidade. Cada oficina tem limite de 50 vagas e qualquer interessado pode se inscrever gratuitamente por meio do site www.fespsp.org.br/oficinas, nenhum pré-requisito será exigido. As atividades têm duração de três horas e ao final serão fornecidos certificados de participação.

Educadores, estudantes de diversos níveis e interessados em geral terão uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cidade de São Paulo e refletir acerca de seus mais diversos aspectos.

As atividades serão realizadas nos períodos vespertino e noturno na sede da Escola de Sociologia e Política localizada na rua General Jardim, 522 - Vila Buarque, próxima à estação Republica do Metrô, região central da cidade. Inscrições poderão

Informações e inscrições no portal da FESPSP (http://www.fespsp.org.br/oficinas), telefone (11) 3123-7800 ou pelo e-mail oficinas@fespsp.org.br.

Fonte: Rodrigo Estramanho de Almeida

Sociólogo, pesquisador do Grupo de Estudos de Brasil Moderno e coordenador do Projeto de Oficinas Temáticas da FESPSP.

Confira a programação:

Roda de Leitura: Poesia Paulistana

Dia: Sábado

Data: 20/01/2006

Horário: 14h00 às 17h00

Sala: Florestan Fernandes

Em homenagem à data comemorativa do aniversário de São Paulo, esta oficina une leituras de poesias de autores paulistanos como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Haroldo de Campos, Augusto de Campos, Décio Pignatari e Arnaldo Antunes no intuito de promover uma reflexão acerca da metrópole paulistana e suas contribuições artísticas ao Brasil.

Mediadores: Durvalino Nascimento Pecco, Wagner Silva e Mariana Miranda são mediadores do Projeto Leiturativa, iniciativa da FESPSP que promove ciclos de leitura temáticos.

Formação Social da cidade de São Paulo

Dia: segunda-feira

Data: 22/01/2007

Horário: 19h00 às 22h00

Sala: Florestan Fernandes

Do Planalto de Piratininga à metrópole de milhões de habitantes, São Paulo se tornou uma das mais importantes cidades do mundo. Considerada a locomotiva do país, a cidade ganhou fama por sua capacidade de agregar trabalhadores vindos de todos os cantos do mundo.

A proposta desta oficina é realizar uma abordagem sociológica da história paulistana até os anos 1920, gerando uma reflexão acerca das virtudes e problemas que marcaram a formação da cidade.

Docente: Rose Segurado - professora de sociologia da ESP é doutora em Ciências Sociais.

"Brás, Bexiga e Barra Funda": Crônicas paulistanas.

Dia: terça-feira

Data: 23/01/2007

Horário: 16h00 às 19h00

Sala: Florestan Fernandes

Antonio de Alcântara Machado nasceu em São Paulo no ano de 1921. Formou-se em direito na Faculdade São Francisco, mas exerceu a profissão de redator no Jornal do comércio. Entre as diversas obras que escreveu em vida, destaca-se "Brás, Bexiga e Barra Funda" de 1928. No livro, com olhar atento e narrativa curta, o autor revela o personagem ítalo-brasileiro habitante de São Paulo, além de outros aspectos importantes da história paulistana.

Na oficina, a partir da leitura de trechos do livro, os participantes farão um exercício de reflexão e interpretação de uma das mais importantes obras da literatura brasileira sobre a cidade de São Paulo.

Docente: Eliana Asche - graduada em Letras, é mestre e doutora em educação.

"São Paulo, comoção de minha vida": a metrópole de Mário de Andrade.

Dia: terça-feira

Data: 23/01/2007

Horário: 19h00 às 22h00

Sala: Florestan Fernandes

Dos intelectuais paulistanos da geração modernista, Mário de Andrade foi quem mais cantou a cidade. Escritor, poeta, músico e folclorista Mário teve uma carreira brilhante esteve à frente de importantes projetos de resgate da cultura e da história de São Paulo e do Brasil. Seus escritos, prosas e poesias, são recheados de alusões à cidade em que viveu e morreu.

Nesta oficina a carreira do escritor será relacionada com sua vivência no círculo intelectual modernista e sua íntima relação com a cidade.

Docente: Ivan Russeff - graduado em letras é mestre e doutor em educação e pós-doutorado.

São Paulo em Imagens: a cidade de ontem e a cidade de hoje

Dia: quarta-feira

Data: 24/01/2007

Horário: 19h00 às 22h00

Sala: Florestan Fernandes

Ontem passagem de tropeiros, hoje metrópole industrial. Durante mais de quatro séculos de existência a cidade se transformou por inteira. A partir dos anos 1930 as mudanças se acirraram ainda mais, olhares e mentes puderam registrar imagens da transformação por meio da fotografia.

Nesta oficina a docente fará uma abordagem histórico-sociológica a partir de imagens significativas da cidade de São Paulo.

Docente: Rose Segurado - professora de sociologia da ESP é doutora em Ciências Sociais.

Olhar Antropológico sobre a cidade de São Paulo

Dia: terça-feira

Data: 06/02/2007

Horário: 14h00 às 17h00

Sala: Florestan Fernandes

No emaranhado de ruas, avenidas, prédios, construções antigas e modernas, multidões e indivíduos vindos de todas as partes, a cidade de São Paulo se revela complexa e indecifrável. Mas, será possível identificar regularidades e redes de relações específicas na metrópole? Para tentar responder a esta e outras perguntas é que os antropólogos se dedicam a estudos urbanos.

Nesta oficina os participantes conhecerão um pouco da dinâmica de São Paulo a partir da abordagem antropológica da cidade.

Docente: Irene Barbosa - graduada em ciências sociais é mestre e doutora em Antropologia Social.

FESPSP: 73 anos de tradição, pioneirismo e inovação

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de maio de 1933, em um momento de intensa agitação político-cultural da elite paulista, debruçada sobre um projeto de modernização para a intelectualidade, o empresariado e a sociedade brasileira em geral. Como instituição acadêmica brasileira, abriu caminhos na promoção do ensino, da pesquisa e da divulgação de trabalhos no âmbito das ciências sociais. Na época, para suprir a necessidade da formação de quadros técnicos e capacitados na aplicação das investigações sociais, principalmente urbanas, inspirou-se nos estudos da Universidade de Chicago, o mais influente centro da sociologia norte-americana desde a I Guerra até meados dos anos 50, de onde trouxe muitos de seus primeiros docentes.

---------------------------------------------------------tato com a imprensa:

Ana Paula Teixeira

(11) 3872-4057 r: 249

(11) 9444-7347

ateixeira@fespsp.org.br

Jorge Tateishi

(11) 3872-4057

(11) 9181-1200

ac@fespsp.org.br

Felipe Tonet

(11) 3872-4057 r:233

(11) 8478-5643

ltonet@fespsp.org.br

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 02/01/2007
Código do texto: T334741