Os três amores

O amor...

O amor é um sentimento tão nobre, que fora classificado de três formas: Ágape, Eros e Filos.

O amor ágape, um dever nosso, estabelecido por Deus, para que pudéssemos conviver melhor com o próximo, tem sido deixado de lado. O egoísmo, o estresse diário, têm feito com que as pessoas deixem de amar a si mesmos. Imagine amar o próximo.

Quando alguém tem amor a si mesmo ela consegue ver no outro as suas necessidades e assim passa a analisar melhor os acontecimentos e as circunstâncias em que ocorrem.

O amor Eros, esse passa longe hoje. As pessoas mal se conhecem e partem logo para os "finalmentes".

Sou de uma geração (com mais de 40), em que a conquista era demorada, capaz de levar dias ou anos para conseguir o que hoje não se leva nem uma hora.

Por isso as relações duram tão pouco, pois estão queimando etapas importantíssimas, quais sejam o conhecimento do outro, as afinidades, e tantas outras coisas importantes para solidificar uma relação.

Nem os animais ditos irracionais fazem sexo como os humanos estão fazendo. Quem nunca observou o tempo da conquista de um animal, e muitas vezes sem sucesso.

Não consigo ver isso com naturalidade, para tanto, terei de nascer novamente.

E o amor filos? Com pais que mal ou nem se conhecem, que filhos serão esses? Que amor receberão?

Estamos vendo surgir a passos rápidos uma geração frustrada no amor, no sexo, na formação, etc. Sabem por quê?

Porque nós, os adultos "caretas" não falamos dos verdadeiros sentimentos. Estamos tentando ser "modernos" e facilitamos a banalização do amor, do sexo, fazendo dos jovens o que eles têm sido.

Os novos pais, estão transferindo a responsabilidade do amor aos avós; da educação às escolas e da formação espiritual às igrejas.

Assim fica fácil ter filhos, mas que tipo de pessoas teremos no futuro?

Precisamos reavaliar nossas posturas no meio em que vivemos e apresentarmos a esta geração os três amores e, acima de tudo, vivermos esses amores intensamente.

Bethe Rocha
Enviado por Bethe Rocha em 15/11/2011
Código do texto: T3337220
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.