TIPOS DE PERSONALIDADE

O tipo III

Ao observar o ENEAGRAMA, analisamos dois tipos de personalidade: o quarto tipo e o terceiro caracterizado em sua analogia com a figura do pavão, o terceiro tipo: arquétipo de um indivíduo vencedor que faz questão de demonstrar sua capacidade, elogiando a si próprio e aos seus feitos. Busca se realizar profissionalmente, sendo extremamente competitivo tenta por a si mesmo em evidência sempre, buscando ser o centro das atenções e das conversas das quais participa, não raro como locutor principal, num quase monólogo da demonstração da sua superioridade e dos seus feitos. Em contraposição, o tipo três valoriza o trabalho ao ponto de sobrepor sua vida pessoal e a família. Muito provavelmente por ter percebido na infância que sua família rejeitava o fracasso recompensava o sucesso e o bom comportamento com carinho, quando adulto não consegue livrar-se desse comportamento exarcebado de ser visto como o melhor.

O tipo IV

O quarto tipo, é caracterizado em sua analogia com a figura do cavalo. Arquétipo de um indivíduo introvertido que faz questão de demonstrar o quão é diferente das outras pessoas, extremamente criativo, valoriza sua sensibilidade artística ou estética acima de tudo, acreditando ser incompreendido na forma como se expressa. Acredita ser mal afortunado, que somente a tristeza é seu destino. Extremamente dramático, se importa com a opinião alheia apesar de não demonstrar isso. Provavelmente, esse tipo de indivíduo, não encara muito bem o abandono sofrido em sua infância seja ele físico ou emocional, trata-se de alguém com um complexo de tristeza que o motiva e o faz agir de forma introspectiva.

jonnez
Enviado por jonnez em 25/10/2011
Código do texto: T3298044
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.