CONSCIÊNCIA (Texto filosófico)
A consciência deve ser compreendida como um ato vivencial. O ser humano é um ser consciente em que o sujeito se opõe ao objeto. Há, assim, uma posição dialética com relação ao objeto de conhecimento e assim faz-se a sua história.
Num primeiro instante, há uma abertura para a realidade. Em virtude da relação dialética, ao mesmo tempo em que o sujeito afirma a consciência-de-algo, afirma também a consciência de si. Como na dialética, pressupõe-se uma síntese, esta é obtida pela confluência das duas posições: a do sujeito e a do objeto.
A consciência e a estruturação do eu consciência significa conhecer afinal é preciso conhecer para se conscientizar somos seres humanos dotados de uma personalidade boa ou mal ou seja a quando se convive com o mal certamente a consciência será negativa composta de dor sofrimento já quando se convive com o bem a consciência sera positiva, nossa mente terá que se adaptar ao mundo externo mas conhecendo o mundo interior.
A consciência exige reflexão ou seja ela releva nos o conhecimento de criar, afirmar, propor, inovar, e formar opiniões ou seja através de si por intermédio de seus pensamentos.
Alegro – me saber de varias opiniões mas as minhas ideias servem para mim não ao outro mas as ideias dos outros mim influenciam a formar ideias isso forma a consciência do outro ou seja a atenção dimensiona -se através do manifesto de escutar absorver, reformular, rever, renovar. Que desperta a consciência crítica dependendo da reflexão si e atenção sobre o mundo.
As duas não podem se desencontrarem não podemos aceitar tudo que vem da consciência do outro mas não se pode também iludir com somente seus pensamentos é preciso aceitar outros e reformular opiniões.