Dedico esse texto aos meu Amigos:

Porque com alguns ganhei olhos de poeta, com outros meus ouvidos se abriram.  Aprendi onde guardar meus olhos.


Deus, nosso Pai, e seus Anjos, Minha família (Marido, filhos, primo, pais, sogros, cunhadas e cunhados),Maria Luiza Ortega e Silva, Maria Ligia de Oliveira, Lúcia Rodrigues Fonseca (Fernada Araújo) ,Claudia Marano, Hull de La Fuente, Ceres Damasceno ,Celina Figueiredo, Meriam Lázaro,. Lúcia Constantino. Eva Gomes de Oliveira. Jorge Luiz Alves. Lucas Candelária Dinéri Fabrício. Roseli Biazibetti. Iza Sonoswski. Juli LIma. Gilberto Chaves. Edson Gonçalves Ferreira. Tera Sá (Tereza Rodrigues). Malú Barni. Jacó Filho. Milla Pereira. Ângela Rodrigues. Susana Custódio. Silvanio Alves. Chico Steffanello. Rosângela Koyama. Francisco Negreiros., Ana Goto., Rena Mor,i Maria Regina Seibel, Eliana Berto, Silene Torres Marques.



Nossos Tesouros, onde estão?


O tempo passa muito rápido, mas nunca é tarde para darmos uma parada e avaliarmos nossa vida, nosso patrimônio.
___Ora, lá vem você com sua ladainha!
___Não ganhei dinheiro, tenho 45 anos e não tenho nada!.
___Espere um momento, estamos falando de coisas diferentes, falo do seu tesouro.
___O que seria o meu tesouro?
___Valores que muitas vezes não enxergamos, passamos o tempo correndo atrás dele e,  não percebemos que a nossa fortuna está em nós, não são valores financeiros.
___Então, qual é a nossa fortuna?
___Nossa fortuna são: nossos talentos, nossas especialidades, o conhecimento que a gente vem coletando, aquilo que nossos interesses levam a gente a aprender, a nossa curiosidade, os nossos amigos, as conquistas e as experiências que tivemos compõem nosso patrimônio.
Esse tesouro, todos nós temos, todos nós acumulamos experiências vividas, somamos amigos, vitórias, derrotas e depois que a guerra acaba, percebemos que sobrou muita coisa, mas muita mesmo. Sobrou
o que nós somos e o que ajudou a compor o nosso EU.

A preguiça, bem como qualquer outro vício, é um atributo do ego e não da alma, mas que reflete neste. Perdem-se grandes e valiosas oportunidades a todo instante pela insensatez de ouvirmos o ego e suas exigências. O tempo, meu amigo, é oportunidade sagrada e dele se faz, cada um,  o que bem quer.  O minuto passado, não retorna mais, pois o tempo renova-se constantemente. O amanhã nos dirá o que fizemos no ontem e esse tempo que virá é nosso desconhecido, por isso não sabemos se nele ainda estaremos por aqui servindo ou se em algum lugar, clamando por ajuda de outros que poderão alegar não ter tempo para nós, pois precisam cuidar de seus umbigos.

___Sinto-me às vezes perdido, sem rumo...

___Então, esse é  o momento de questionar-se: O que você sabe fazer bem? Quais são as pessoas que você pode valorizar e contar? O que é seu realmente? Quais são as habilidades que você desenvolveu? Quais são as conquistas que você teve? Qual é o seu curriculum?

Chega o momento de reconhecimento: Com o que você pode contar e  se tem o suficiente em você, na sua vida, no seus amigos, nas suas relações, pessoas que lhe admiram e lhe garantem que você tem as especialidades que você pensar ter.

___Então, podemos recuparar o tesouro perdido.?

___Sim.  Parar e pensar: o que sobrou e se foi o suficiente. No lado afeitvo é momento de auto afirmação, recuperar a auto-estima e se dar o valor, se impor e reconhecer o próprio patrimônio. Eu tenho pessoas que gostam de mim, eu tenho sabedoria com minhas experiências comprovadas?
Quando nos impomos, quando somos a própria fortuna acabamos sendo reconhecido pelo outro também. Poderá contar com as pessoas que estão ao seu redor, com seus amigos e terá conquista afetiva.

Profissionalmente você também deve se auto avaliar: Você está usando bem a sua fortuna, está sendo reconhecido pelas suas qualidades? Fique sempre perto daqueles que lhe reconhecem, que valorizam suas qualidades. Aqueles que não vêem suas capacidades, é melhor se afastar. O que você está fazendo com sua fortuna? Você está enxergando a sua fortuna? Porque quando você tem consciência do seu patrimônio, é como um milagre, sua vida melhora, as oportunidades chegam até você.

___Então o segredo dos nossos tesouros é prestar  atenção onde você guarda seus olhos?

___Sim, e abrir seu coração.





Sonia Lupion Ortega Wada
Enviado por Sonia Lupion Ortega Wada em 18/10/2011
Reeditado em 18/10/2011
Código do texto: T3283194
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.