Pro dia nascer feliz

O documentário “Pro dia nascer feliz” dirigido por João Jardim refere-se à realidade da educação no Brasil, bem como o contraste entre as escolas públicas e privadas.

Na escola pública vimos à falta de infra-estrutura, materiais básicos para os estudos e o abandono dos que dependem do transporte coletivo. Alguns alunos e profissionais da educação desmotivados e o mais comum, e ao mesmo tempo chocante, o descaso das autoridades responsáveis diante de tais problemas. Mas pudemos ver também as pessoas que estão dispostas a mudarem esta realidade, como o projeto apresentado na escola do Rio de Janeiro onde contava com a parceria da sociedade e a aluna do nordeste que não parou de estudar e de acreditar em si, porque tinha que trabalhar para ajudar no sustento da casa ou por não ter crédito dos seus professores.

Na escola particular nos deparamos com uma bela infra-estrutura, disponibilidade dos profissionais, interesse das famílias, ao passo que também tinham um grupo de alunos que não aproveitavam toda essa oportunidade.

A violência moral e física na escola também foi destacada, mas não houve uma solução direta para tal atrocidade. Através da câmera podíamos ver o olhar daqueles que conviviam com o medo, ódio e indignação, mas a quem culpar uma hora dessas? A família? A escola? O próprio aluno?

Em suma o documentário mostra que há muitas dificuldades a serem enfrentadas na educação em nosso país sim, porém o recurso não deve vir somente do aluno ou professor, mas de toda a sociedade, levando-se em conta como escolhemos nossos representantes no poder, a cobrança pelos nossos direitos e o cumprimento dos nossos deveres.