O desorganizado crescimento das cidades

Tema: Desorganização nas cidades e Crescimento Urbano

Título: O desorganizado crescimento das cidades

Sair do campo e viver na cidade foi um dos maiores sonhos do homem. Deixar a vida pacata e bucólica da zona rural, em busca de melhores condições de vida, foi aos poucos se tornando possível fazendo com que a sociedade hoje fosse formada por uma maioria de pessoas que vivem em zonas urbanas, decorrentes do êxodo rural.

O problema foi como este meio urbano foi sendo construído e crescendo ao ponto de chegar a ser quase que impossível, quando não extremamente estressante o convívio nas cidades. O crescimento desorganizado, sem planejamento e sem preocupação com zonas que poderiam ou não ser habitadas trouxe problemas como os das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com suas favelas enormes ao lado de belos condomínios e arranha-céus.

Além disso, pode ser citado ainda o trânsito, que em alguns momentos do dia para a cidade levando as pessoas a momentos de estresse, atrasos e graves acidentes.

Isso só ocorreu devido ao descaso das autoridades que nunca se preocupou para que essas áreas não fossem ocupadas de maneira imprópria, além de as pessoas sempre criarem suas comunidades próximas aos centros urbanos. Uma vez que nos centros não havia mais espaço, a maneira encontrada foi ocupar os morros que rodeavam os centros das cidades.

Se houvesse uma distribuição organizada e racional não haveria pessoas subindo o morro e construindo suas casas lá, colocando em risco a vida de suas famílias e causando enormes transtornos, principalmente em épocas de chuvas, como pode se observar na mídia.

No entanto, o mais importante não é encontrar os culpados por este crescimento desorganizado e sim uma solução para um problema tão emergente e preocupante. O mais apropriado seria a desapropriação dessas áreas levando os habitantes dessas comunidades para um lugar seguro e restaurando a vegetação desses morros para que a vista dos grandes edifícios não seja mais de uma zona de guerra, mas sim de uma natureza exuberante com a qual o Brasil foi privilegiado.

Prof. Paulo Adriano

Out/ 2011.

PAULO ADRIANO
Enviado por PAULO ADRIANO em 03/10/2011
Código do texto: T3255912
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.