Pré-Sal,Copa 2014,Olimpíadas,O Futuro finalmente chegou?
O Brasil alcançou um crescimento realmente invejável nos últimos anos, algo que parecia ser idealizado,finalmente chegou.Hoje o país é visto com bons olhos pelo mundo,com uma economia forte e emergente.A liderança do MERCOSUL é alvo de grandes investimentos estrangeiros e sede de vários eventos de magnitudes internacionais.
Porém,nem tudo são flores,mesmo com todo esse patamar alcançado,o Brasil ainda não superou os problemas e as desigualdades sociais como o desemprego,falta de moradia e a criminalidade que aterroriza a população,sendo assim um país onde a pobreza e a fome marcam partes significativas da sociedade de forma avassaladora,assim justificando que não basta ter uma economia sólida,se a qualidade de vida da população esta longe de ser satisfatória.
Um fato que revela a fragilidade do país, é que quase 18 porcento do produto interno bruto nacional é fruto da economia informal, e quando somado com a arrecadação de impostos chega a metade do PIB,portanto um um país com uma carga tributaria altíssima como a nossa,deveria ao menos ter políticas e investimentos sociais competentes,coisas que infelizmente não acontece no Brasil.
Caetano Veloso em 1984,em pleno colapso da Ditadura Militar sabiamente compôs "Podres Podres",que infelizmente ainda retrata uma triste realidade no Brasil,quando ele diz: "Enquanto os homens exercem seus podres poderes morrer e matar de fome de raiva e de sede são tantas vezes gestos naturais",o autor critica ferozmente duas realidades outorgada pelo capitalismo,de um lado os donos dos meios de produção que ditam as regras do jogo,e do outro os proletariados que cumprem com essas regras.
Portanto,é impossível negar que o Brasil realmente é o país do momento,mas somente no que diz respeito à economia,pois no campo social ainda há muito o que crescer.