É Cada Um No Seu Quadrado

No mundo globalizado, advento da integração mundial da economia inerente ao desenvolvimento tecnológico incipiente à década de 90 do século passado, a existência de fronteiras geográficas e psicológicas fomentam a cerne de uma problemática entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

A cada dia mais o estado perde seu papel para as transnacionais em virtude da Divisão Internacional Do Trabalho (DIT), porém apesar de empresas pertencentes aos países desenvolvidos estarem nos subdesenvolvidos estes só viram a desigualdade aumentar, são fronteiras socioeconômicas como o caso dos Estados Unidos que investem milhões em suas fronteiras físicas para evitar a inserção de latinos em seu território, latinos esses que visam mudar de vida.

Já fronteiras psicológicas podem estar ligadas as redes sociais, na Itália fica-se 6h e 27/dia em redes sociais, na China seus mais de dois milhões de soldados são proibidos de usa-lá e no Brasil só 36% da população tem acesso a ela pela banda larga. Suprimindo a inter-relação dos povos e suas culturas e reduzindo a tolerância as diferenças

O papel das fronteiras tanto físicas e psicológicas é contrario ao processo de globalização e tende a provocar grandes disparidades sociais, como aos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil, e a processos revolucionários como o visto no Magreb com sua Primavera Árabe.

Fuvest- 2009 - Fronteiras

Ozzy
Enviado por Ozzy em 18/09/2011
Código do texto: T3227310
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.