Um passado injusto que se reflete na atualidade
O Brasil é um país que desde o seu primeiro contato com o mundo europeu, foi marcado pela exploração e pelo desrespeito gerado pela política de exploração imposta pelos colonizadores. Junto com a colonização européia, a cultura africana foi introduzida no Brasil, em uma época em que os negros africanos perderam os seus direitos como seres humanos e passaram a ser tratados como mercadorias, eles foram trazidos para o Brasil para realizarem trabalho escravo.
O uso de mão de obra escrava para a construção dos pilares da sociedade brasileira gerou uma cultura de preconceito e discriminação racial em relação à cultura africana. Os negros africanos nunca possuíram, no Brasil, qualquer direito que lhes propusessem uma condição de vida humanitária, o que proporcionou que a abolição da escravidão ocorresse tardiamente, por pressão sofrida de outros países e não por conseqüência da resistência negra. Gerando conseqüências sobre a população negra que são refletidas na atualidade.
A revolta da chibata foi um dos primeiros movimentos que ocorreram após a abolição da escravidão no Brasil, que visou extinguir a discriminação racial na Marinha do Brasil. Na época os negros eram legalmente livres, porém eles não eram vistos pela sociedade como cidadãos livres, o que dificultava na época o reconhecimento ideológico de uma revolta, tal qual a ocorrida. Liderada pelo marinheiro negro João Candido, esta revolta visava o fim dos castigos físicos, melhoria das condições de trabalho e melhores condições de vida para os praças.
Embora a revolta da chibata tenha atingido o objetivo o qual era almejado, João Candido é apenas mais um dos heróis do povo brasileiro, que embora tenha realizado um grande feito para a nossa sociedade, não possui nenhum reconhecimento de nossas autoridades. Esta é mais uma maneira de retratar o quanto a nossa sociedade é injusta, sempre se baseando em falsos ideais e dando credibilidade a falsos heróis.
A luta pelo fim da discriminação e o reconhecimento de nossos heróis, como Zumbi dos Palmares e João Candido em nossa sociedade continua, pois é de vital importância para o desenvolvimento cultural da população brasileira. Um país só pode se considerar desenvolvido, quando oferecer condições igualitárias a todos os cidadãos que constroem a sua história.