Internacionalização da Amazônia

Não é de hoje que a floresta amazônica vem sendo sondada por estrangeiros. E essa ideia de internacionalizá-la é um assunto bastante discutido pelos Estados Unidos.

Pela localização, está claro que a Amazônia pertence ao Brasil. Porém, nosso país não está tendo o devido cuidado com essa área tão importante. Todos os anos acontecem queimadas; exploração ilegal de madeira; contrabando de animais, muitos em extinção; entre outros. E nada é feito para mudar esse quadro.

Transformar nossa floresta no “quintal” dos Estados Unidos não vai resolver os problemas, e sim, aumentá-los, já que serão mais pessoas a invadirem o território. Nós precisamos aumentar a fiscalização, e criar novas leis que possibilitem a defesa e a preservação desse patrimônio ambiental tão maltratado.

Devemos ter consciência do importante papel que a floreta amazônica exerce no planeta e entender que as escolhas erradas, como o desmatamento, o tráfico e as queimadas, podem parecer lucrativas a curto prazo, mas futuramente os danos serão irreparáveis. Por isso, precisamos abraçar essa causa de proteger e cuidar do que é nosso, antes que outros venham e se apossem de tudo.

Dinne
Enviado por Dinne em 18/08/2011
Reeditado em 22/12/2011
Código do texto: T3167688
Classificação de conteúdo: seguro