Introdução básica a magia

Observemos o tudo: eu, você, o planeta etc; como uma unidade magicamente ligada pelo que Mesmer chamou de fluido universal; uma parte desse fluido nos sai em forma de magnetismo animal, nos compõem a alma, nós trocamos fluidos com nossos amigos, familiares, até mesmo inimigos.

Tudo, também chamado de uno, tem dois pólos; são opostos mas se completam; são yin-yang; possuem dois gêneros. Tudo possui 7 princípios ou leis, também chamado de leis herméticas ou Caibalion.

O Princípio de Mentalismo

"O Todo é Mente, O Universo é Mental. A criação divina se dá mentalmente e fazemos todos parte de uma única mente universal."

O Princípio de Correspondência

"O que está em cima é o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Existe relação entre a mente universal e nossa própria mente humana."

O Princípio de Vibração

"Nada está parado, tudo se movimenta, tudo vibra."

O Princípio de Polaridade

"Tudo é Duplo; tudo tem Polos; tudo tem seu Oposto; o Igual e o Desigual são a mesma coisa; os Opostos são idênticos em Natureza, mas diferentes em Graus; extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os Paradoxos podem ser reconciliados."

O Princípio de Ritmo

"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés; tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda, o ritmo é a compensação."

O Princípio de Causa e Efeito

"Toda Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; O acaso é simplesmente o nome dado a uma Lei desconhecida; há muitos Planos de Causalidade, porém nada escapa à Lei."

O Princípio de Gênero

"O Gênero está em tudo; tudo tem seu princípio Yang: masculino, ativo, diurno, luminoso, quente; e o seu princípio Yin: feminino, passivo, noturno, escuro, frio. O Gênero se manifesta em todos os planos da existência."

Depois de filosofarmos sobre o Uno(tudo), vamos falar da magia pratica onde dividiremos em cinco atos mágicos clássicos, são estes: evocação, divinação, encantamento, invocação, iluminação. Os cinco atos mágicos clássicos podem estar presentes nos cinco níveis de atividade mágica, são estes: feitiçaria, shamanismo, magia ritual, magia astral, alta magia.

NÍVEL DE FEITIÇARIA:

- Evocação :

O Mago cria artesanalmente uma imagem, uma escultura, um "assentamento"; as funções podem ser as mais diversas, definidas pelo Mago; o fetiche é tratado como um Ser vivo; pode ou não conter elementos do Mago.

- Divinação :

Um modelo simples do Universo e preparado pelo Mago, para usá-lo como ferramenta divinatória; Runas parecem adequadas; Geomância é o ideal; I Ching e Tarot são bons também. Usar bastante esse modelo em todas as situações, mantendo um diário ( Book of Shadows ) com todos os resultados obtidos sendo anotados.

- Encantamento :

Para essa função poderá utilizar-se uma série de instrumentos, mas principalmente deve obter-se uma ferramenta especial de significado distinto para o Mago; para fazer o encantamento o Mago faz uma representação física do objeto do desejo, usando as ferramentas mágicas para realizar a teatralização do ato; por exemplo, o bonequinho representando a pessoa é batizado ou algo semelhante, depois roga-se pragas sobre o mesmo e espeta-se ele todo com alfinetes, simulando ferimentos na vítima.

- Invocação :

Aqui o Mago testa os limites da sua habilidade em criar mudanças arbitrárias causadas por modificações estudadas do ambiente e do comportamento. Por exemplo, decora todo o Templo como se fosse o Templo de um Deus egípcio, veste-se como o tal Deus, personificando-O durante determinado período de tempo. É o que os Iniciados fazem quando "Incorporam" o seu Orixá.

- Iluminação :

Aqui o Mago busca a eliminação das fraquezas e o concomitante fortalecimento das suas virtudes. Algo como uma introspecção deve ser realizada, para conhecer as próprias qualidades e os próprios defeitos.

NÍVEL SHAMÂNICO:

- Evocação :

O Mago busca estabelecer a visualização de uma Entidade, por ele projetada, para realizar os seus desejos; muitas vezes, pode visualizar-se a mesma Entidade que se “assentou" no "nível de feitiçaria". Pode-se interagir com essas Entidades em sonho, de onde se tira o conceito do "Parceiro Astral”.

- Divinação :

Consiste basicamente em visões respondendo a questões específicas; o Mago interpreta a visão de acordo com o seu simbolismo pessoal.

- Encantamento :

O Mago tenta imprimir a sua vontade no mundo exterior por uma visualização simbólica ou direta do efeito desejado.

- Invocação :

Aqui o Mago retira conhecimento e poder do atavismo, em geral do atavismo animal; para isso o Mago deve ser "tomado" por alguma forma de atavismo animal. A imitação da atitude do animal em questão ajuda muito nesta operação.

- Iluminação :

O Mago visualiza a sua própria morte, seguida do desmembramento do seu corpo; então, deve visualizar a reconstrução do seu corpo e a seguir o seu renascimento. É a chamada “Jornada” dos Shamãs.

NÍVEL DE MAGIA RITUAL:

- Evocação :

O Mago pode Evocar a Entidade já trabalhada nos dois níveis anteriores ou então qualquer outra. Em geral, um “sigilo” desenhado em papel, simbolizando a Entidade Evocada é o que basta para criar o vínculo necessário entre a mente do Mago e a Entidade que se deseja Evocar.

- Divinação :

Qualquer instrumento de divinação serve, mas o Mago deve antes da prática sacralizar os instrumentos da divinação, por meio de algum tipo de prática. Métodos complexos servem tão bem quanto os simples, mas uma atitude da mente, mantendo um estado de consciência algo alterado é imprescindível.

- Encantamento :

Aqui entram em ação as Armas Mágicas, que variam de acordo com o Mago, dentro é claro de um simbolismo universal. A concentração deve ser no ritual ou no “sigilo”, em vez de na realização do desejo; o "sigilo" é traçado com a ferramenta mágica, no ar e a mente, é levada a um estado alterado de consciência. Assim, entra em ação a mente inconsciente, mais poderosa nessas operações.

- Invocação :

O Mago busca saturar os seus sentidos com as experiências correspondentes (ou simbólicas de)a alguma qualidade particular que busca invocar; no caso, pode ser dos Arquétipos Universais, através da decoração do Templo e da sua pessoa com cores, aromas, símbolos, pedras, plantas, metais e sons correspondentes àquele Arquétipo desejado.

O Mago tenta ser "possuído" pela entidade em questão; as clássicas Formas-Divinas ou Posturas-Mágicas têm uso aqui; antes de qualquer Invocação Mágica, o Mago deve invocar a Entidade, tornando-se na mesma.

- Iluminação :

Tem a característica de buscar (e encontrar) Esferas de Poder dentro de nós mesmos; aqui cabe o sistema de iniciação hermética ensinado por Franz Bardon no seu Initiation Into Hermetics (Iniciação ao Hermetismo).

Sistemas de Magia :

NÍVEL DE MAGIA ASTRAL:

Todas as operações deste nível são idênticas a todas as praticadas nos três níveis anteriormente descritos, exceto que são realizadas apenas em âmbito mental, isto é, na mente do Mago. Portanto, tudo ocorre nos planos interiores do Mago, desde a construção do seu Templo até às operações mais práticas.

NÍVEL DE ALTA MAGIA:

As operações neste nível são elevadas, devendo ser praticadas somente por quem já seja um Iniciado pelo sistema de Franz Bardon; as Operações neste nível são as cobertas pelos três trabalhos subsequentes de Franz Bardon (Frabato The Magician; The Pratice Of Magical Evocation, The Key To The True Quabbalah).