Sua Barreira É Minha Liberdade

Transpor e impor barreiras estão no cerne da humanidade, ao transpor barreiras visamos nossa evolução, mas paradoxalmente quando impomos estamos visando o monopólio de algo em detrimento da coletividade.

Para chegarmos onde estamos transpormos milhares de barreiras do átomo ao Homo Sapiens segundo Darwin, algo que seria reafirmado por Richard Dawkins em seu Neo-Darwinismo de “O Gene Egoísta”; “Hoje, quando usamos um contraceptivo vamos contra o desejo da Seleção Natural, enfim atravessamos mais uma barreira natural.”

Mas o homem também se utiliza de barreiras a seu favor; Roma transpôs as barreiras da Europa para conquistar o norte da África e o leste da Ásia decretando a Pax Romana entre 98 e 117 DC e depois impôs uma barreira ao restante do mundo, assim com também foi com o famoso Bloqueio Continental que, imposto à Inglaterra pela França de Napoleão Bonaparte e que tinha em vista submeter este aos desejos daquele.

A catraca, portanto representa uma barreira que a humanidade anseia transpor em prol da universalização de algo, mas que em determinado momento será recolocada para selecionar e segregar outros em um ciclo de catracalização e descatralização da própria vida.

Fuvest- 2005

Tema – Catracalização da Vida

Miguel Angelo Sena Da Silva Junior

Ozzy
Enviado por Ozzy em 07/08/2011
Reeditado em 30/04/2012
Código do texto: T3145073
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.