Diga-Me Que Tecnologia Possui E Eu Lhe Direi Que És

Um bárbaro empurra uma pedra que um dia seria um templo, que um dia seria uma fortificação, que um dia seria uma roda, que um dia seria um carro. O desenvolvimento das tecnologias pela humanidade é a engrenagem mestra nas relações de trabalho.

O domínio das tecnologias a quem possua gera uma mudança radical nas relações de trabalho, possibilitando assim boas condições de salubridade às nações que delas se utilizam no advento da globalização.

Até a descoberta da agricultura a humanidade era nômade, chegava a andar semanas e até morrer na jornada por comida. A descoberta da agricultura favoreceu tanto a humanidade que posteriormente a teoria Malthusiana diria que um dia teríamos mais pessoas que comida no mundo. Por outro lado, já com o nascimento da revolução Industrial, e até antes como, por exemplo, com o Mercantilismo, houve o monopólio das tecnologias por uma minoria de nações que impuseram as péssimas condições de trabalho , aos países colonizados e ou subdesenvolvidos, como as do escravismo.

Hoje a história permanece, mas com pequenas melhorias (como as garantias trabalhistas), que assim está por um fator secular; as nações colonizadas exportavam matérias primas em grande quantidade por um preço ínfimo, e hoje continuam a fazer o mesmo para importar um eletroeletrônico, a um preço bom e estável a quem possui a tecnologia do mesmo. Este é só um dos fatores significantes que o Brasil tem de herança de seu tempo de colônia, para ilustrar o senador Cristovam Buarque disse em certo discurso; “Precisamos parar de vender uma tonelada de ferro para conseguir comprar um chip”.

As alternativas para uma virada nas relações de trabalho estão sobre o tripé compra, desenvolvimento e produção de tecnologia. Encarar os problemas do país é encarar seu passado de maneira construtiva.

Tema; Transição das relações de trabalho na globalização.

Enem 2009

Miguel Angelo Sena Da Silva Junior

Ozzy
Enviado por Ozzy em 31/07/2011
Código do texto: T3130129
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.