Escolhas e consequencias
A vida do ser humano é feita basicamente de escolhas e, dependendo, cada escolha poderá levá-lo ao sucesso ou ao fracasso. Quando uma criança nasce não tem escolhas a fazer, mas quando começa a se alimentar dá início ao processo de escolha, recusando certos tipos de alimentos, já escolhe entre a batatinha frita e o espinafre, por exemplo, cabendo aos pais tentar influenciar na escolha feita, pois elas não sabem ainda o valor nutricional e benéfico de cada alimento. E a partir daí fica claro que tudo na vida envolverá uma escolha, às vezes simples, como escolher um caderno, uma roupa, um calçado e outras coisas.
O perigo real das escolhas, àquelas que trazem algum tipo de conseqüência ruim é quando acreditam que tudo está certo, então escolhem maus amigos, más atitudes, maus comportamentos, e consequentemente essas más escolhas trazem conseqüências desastrosas, porque um mau amigo apresenta a droga, dizendo que é boa; atitudes más tornam as pessoas desagradáveis, mesquinhas e até pedantes; os maus comportamentos prejudicam as pessoas em casa, na escola, no trabalho, enfim, na vida e isso é a destruição do ser humano.
Toda pessoa tem o direito de fazer escolhas, mas não deve se esquecer nunca que cada escolha traz uma conseqüência, que pode ser benéfica ou maléfica para toda sua vida, por isso faça sempre as melhores escolhas e seja feliz.