Pagantolicismo... A Evolução

O Catolicismo, no que concerne a religião, prega a existência de vários Santos, cada um com uma função (milagre) específica, se voltarmos umas centenas de anos, deparar-nos-iam com o auge do Paganismo, que a meu ver, é muito semelhante ao Catolicismo, pois tem à deidade superior, e seus “subordinados”, que por coincidência, ou não, também tem função (providência) específica, por exemplo, igualemos Deus (entidade cristã) a Zeus (paganismo grego – helênico-), e o Diabo (entidade cristã, de cunho revés) ao Hades (paganismo grego – helênico-), é perceptível à semelhança entre eles, inclusive o local de permanência deles: Céu – Olimpo, Inferno – Tártaro.

No mundo inferior de Hades, há três níveis: A Ilha dos Abençoados, ou Elíseos, que é um lugar para onde os muito bons (geralmente quem praticou atos heroicos) vão, que por sinal é muito similar ao Céu, até mesmo em suas características, pois a cultura grega o define como “um paraíso em todos os sentidos, onde as pessoas curtem a vida na morte, jogando, tocando, ou seja, se divertindo, além de os campos serem sempre verdes e o sol sempre brilhar (igual ao Jardim do Éden)”, ou seja, igual ao Céu; O Érebo, nível intermediário, é considerado como o lugar de “recepção” aos mortos, o que nos faz lembrar o Purgatório e o Limbo; e por fim o Tártaro, que é um lugar para onde os infames (geralmente quem desabonou, ou blasfemou contra um Deus) e maus vão, que por incrível que pareça, é bastante semelhante ao Inferno cristão, além de terem também as mesmas características: labaredas, lamentações, torturas repetitivas (ver à estória de Cicifo), entre outras.

As coincidências não param por aqui, temos o filho de Deus: Jesus, que sofreu muitas provações, humilhações, e torturas antes de adentrar ao Reino dos Céus, da mesma forma, o filho de Zeus, que teve, nestes aspectos, a mesma trajetória de Jesus.

Não obstante, agora vamos analisar a cultura Nórdica. De acordo com os contos de Asgard, o mundo acabará e somente um casal sobreviverá, e só há de sobreviver, pelo fato de serem protegidos por uma árvore (a árvore do mundo, ou Yggdrasill). A meu ver, aquele casal, é muito parecido com o casal Adão e Eva, e esta árvore (a árvore do mundo) à árvore da vida, no Jardim do Éden, porém, esta última, provém o inicio, e não o fim, como nos contos de Asgard, mas como sabemos: “a ordem dos fatores não altera o produto”, claro que há exceções, mas creio eu, que esta não seja uma.

Em momento algum estou criticando o Catolicismo, só expondo algumas “coincidências”, entre várias, que me incomoda, creio eu, que exista um Poder Superior, que rege nosso Universo, porém, não sei qual nome eu daria a Ele.

Por tudo isso, pra mim, o Catolicismo, é uma transposição do Paganismo, além de tudo, sabe-se que a religião tem o mesmo poder coercitivo do nosso Código Legislativo, logo, se não existisse, talvez, o caos se instauraria, pois a pessoa escolhe: ou vai para o Inferno, ou para à cadeia, só não sei qual é o pior?