Política, Cidadania e CPI: será que tudo no Brasil acaba mesmo em "pizza"?

Uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental recebe um desafio proposto pela professora de Língua Portuguesa: realizar uma pesquisa sobre alguns assuntos que têm movimentado o cotidiano brasileiro. Entre os assuntos sorteados pela professora, está a CPI.

Breno, um dos alunos da turma, é o sorteado para falar sobre este assunto. Sem saber por onde começar, ele resolve pedir auxílio ao pai. Este, por sua vez, não se mostra muito interessado em ajudar, muito pelo contrário, ao ser questionado sobre o que significava CPI, respondeu da seguinte maneira:

- O "C" não sei o que significa, o "P" deve ser de pizza e o "I" só Deus sabe...

Cansado de tanta ladainha, Breno resolveu arregaçar as mangas e pesquisar, pois tinha de apresentar um bom trabalho. Folheou algumas revistas, livros e visitou alguns sites, até descobrir que CPI significa "Comissão Parlamentar de Inquérito" e é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo aos reclamos do povo.

A esta altura, muito bem informado sobre a questão da CPI, Breno chama o pai para uma conversa e lhe dá uma verdadeira aula de política e cidadania, explicando a importância de se manter informado quanto aos assuntos que acontecem, não só em nosso país, como também no mundo inteiro.

E como quase tudo no Brasil acaba em "pizza", o final desta conversa não poderia ser diferente. A campainha toca. E Breno pergunta:

- Papai, quem pode ser a essa hora?

E o pai responde:

- O entregador de pizza chegou...

* Texto inspirado no público adolescente e voltado para o mesmo.

Vanessa Pires
Enviado por Vanessa Pires em 06/07/2011
Reeditado em 09/07/2011
Código do texto: T3078638
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.