Nenhum homem é uma ilha (tema de redação CESCEM)

Quando somos pequenos nos é ensinado a linguagem, a escrita, paradigmas e tradições familiares. Aprendemos com a vida a amar, a expressar nossos sentimentos e principalmente a viver. Na escola nos é ensinado o raciocínio lógico, a socialização. Com os livros aprendemos sobre a diversidade das mentes e dos pensamentos, aprendemos sobre a complexidade da vida. O ser humano é um ser social e político, não podemos ser uma ilha, nem mesmo em pensamento, pois tudo o que nós somos, copiamos e adaptamos do meio que nos cerca para cada um de nós.

A evolução do ser humano é fundamental para a evolução do mundo, os menos adaptáveis aos diferentes ambientes se vão, e permanecem os mais flexíveis. O universo está em constante movimento, assim como a sociedade, que evolui, que se modifica, que funciona como engrenagens que se encaixam perfeitamente formando uma grande máquina, que mantém o funcionamento do planeta. A mente humana é constantemente influenciada por outras, por pensamentos distintos, partidos de diferentes origens. A sociologia contribui para isso, para alcançarmos um senso comum e fazermos funcionar melhor essa máquina chamada sociedade.

Uma ilha é isolada e o ser humano não pode isolar-se e ainda assim viver uma vida tradicional e bem estruturada, existem uma série de fatores biológicos que estão associados a isto. Nós precisamos de contato externo humano para aprendermos com os mesmos, para vivermos uma vida saudável, mesmo que exista uma complexidade imensa de pensamentos, o ser humano necessita do outro, e é necessário que haja compreensão e a melhor solução para chegarmos ao senso comum é através do pensamento e discussão sobre os assuntos.

É necessário que haja contato social, é necessário que haja absorção de pensamentos distintos, de integração com as pessoas e com o mundo que nos cerca, do qual vivemos. A perspectiva de vida de uma pessoa que opta por isolar-se diminui, a linguagem é enfraquecida e uma série de desvantagens ocorrem com esta pessoa com relação a outras, pois o mundo evolui em conjunto, como dito anteriormente, é como engrenagens, e as peças devem estar perfeitamente encaixadas para que hajam bons resultados. Assim que nascemos recebemos muitas informações diariamente e adquirimos inúmeros aprendizados, pois a vida frisa a cada vez mais a evolução, que só pode ocorrer se houver aprendizado.

(Treinamento de redação para o vestibular).

ocultoculto
Enviado por ocultoculto em 02/07/2011
Código do texto: T3070882
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.