Diálogo

Oi! Eu sempre achei que um texto deveria começar com essa palavra, uma vez que é um diálogo entre as ideias do autor e a cabeça do leitor; e que palavra melhor para iniciar uma conversa que um "oi"?

Um texto, mais que um conjunto de palavras, é um conjunto de ideias, que se confrontam com as ideias do leitor, formando um diálogo, que pode terminar de três jeitos: um mais esperado, que é a concordância com as ideias do autor; um menos esperado, que é a concordância parcial ou discordância com o texto, e uma inesperada, que é a desistência da leitura.

Para escrever um texto, em primeiro lugar, o escritor não pode defender o individualismo, pois um verdadeiro individualista não vê a necessidade de semear seu pensamento, uma vez que os outros não têm importância, salvo se a finalidade da escrita for a riqueza, o que também não pode nortear a escrita. Um livro escrito com o intuito de ganhar dinheiro não contém o que o autor quer dizer, tampouco o que a realidade nos mostra, mas, apenas, o que o leitor quer ler.

Da mesma forma, o escritor não pode ser contra a escrita ou a língua, se alguém escreve que um texto é um meio para impor suas ideias, então tal texto, no qual esse pensamento está escrito, também procura empurrar seu pensamento na mente alheia. Um texto que é contra o preconceito linguístico deveria ser escrito com o máximo de erros de ortografia possível, o que não acontece porque um escritor sabe a importância da clareza e da correção gramatical para o entendimento, e uma possível aceitação, do escrito.

Não adianta eu discorrer sobre a fidelidade no casamento para um mulçumano, se eu não explicar-lhe que a sociedade ocidental é monogâmica, pois isso é alheio aos seus valores. As ideias de um texto não podem ser contrárias à ideia de texto.