O que é o certo e o errado?
De acordo com a gramática normativa, a linguagem empregada pelos jovens estudantes João e Renata contém desvio vocabular e inadequação verbal durante o diálogo às margens da cantina da escola. Paulo, defensor de uma linguagem formal e leitor assíduo, estava certo em corrigir os amigos - João e Renata, por acreditar que o uso da norma culta da língua ser tão importante para conseguir uma profissão e alcançar uma vaga na universidade. Ou seja, o seu posicionamento diante da sociedade.
Entretanto, o Paulo se equivocou ao corrigir seus amigos na lanchonete da escola, já que estava num meio constituído por jovens. Não há preocupação de colocar em prática as regras gramaticais. E até poderia ser motivo de deboche para os meninos.
Os adolescentes João e Renata não estavam errados por terem utilizado a linguagem coloquial. A língua portugueesa deve ser adequada à situação e ao interlocutor que recebe a mensagem.
Há grupos de pessoas e tribos que utilizam uma língua específica ou um código para se comunicar, como os rappers, metaleiros e capoeiristas. Senso a fala uma característica do ambiente que o indivíduo está inserido.
É necessário que tenha respeito quanto aos diversos níveis de linguagem. São utilizados por diferentes maneiras em casa localidade do nosso país, que é tão miscigenado e desigual socialmente. O mais importante é o entendimento e a compreensão da fala, e não analisar se o indivíduo coloca em prática as regras gramaticais.