Somos a presa e o predador ! - Escassez da água
Alguns cientistas afirmam que daqui cerca de 50 anos, a vida na Terra acabará, e o mais interessante, e também inquietante, é que o nosso ‘’predador’’ digamos assim, somos nós mesmos.
Através de um contraste realizado pelo autor entre informações antigas e recentes, o autor mostra que podem e já ocorreram conflitos pela água. Tendo como exemplo Israel e Palestina, que tendem a buscar o Vale do Rio Jordão estimulados pelo controle que ocorreu com o Rio Nilo antigamente.
O homem é o principal agente do esgotamento dos recursos hídricos, juntamente com o desmatamento, poluição, impermeabilidade do solo (causada pela pavimentação das ruas). Tendo como consequência a secagem dos rios e lagos.
Alguns países já sofrem os efeitos da escassez de água, por que enquanto uns a usam de maneira desenfreada, outros morrem de sede. Em algumas cidades, por exemplo, uma parte dos habitantes possui saneamento básico, ou seja, acesso à água tratada e etc (e essa parcela de população geralmente é a que mais desperdiça), já a outra tem que recorrer à coleta da água da chuva ou poços artesianos.
A industrialização trouxe o progresso ao homem, mas também trouxe sua sentença de morte, pois as indústrias e grandes propriedades rurais são os principais agentes na poluição da água, devido ao despejamento de materiais tóxicos em rios, lagos e etc. Muitos pensam que agindo sozinhos não farão à diferença, por que também representam uma pequena parte do consumo, que é o uso doméstico, mas se todos se juntarem, é possível reverter esse quadro crítico do nosso planeta.