Indústria da esmola .

Belém , 18 de junho de 2011.

Querida Olga,

Li a sua matéria na IstoÉ a respeito da esmola , percebo o seu posicionamento de total aversão à esmola . Mas a condição do menor sempre foi deixada em segundo plano e simplismente tentar erradicar a esmola não é a melhor e nem a única alternatinava que conseguirá mudar as condições do mesmo .

Campanhas como " não dê esmola " não melhoram as condições sociais do Brasil . E é ela a principal "culpada" por esse quadro assustador . Afinal , nenhuma criança iria pras ruas pedir dinheiro se tivesse uma condição estável e boa de vida . O Estado ao invés de patrocinar essa campanha que não mudará a miséria do país deveria está insvetindo em políticas públicas . Concordo quando você diz que parar de dar dinheiro as pedintes fará com que os mesmo saiam das ruas , mas não acabará com a fome deles .

Qualquer pessoa que tenho um "coração humano" se sentirá sensibilizado as ver uma pobre criança sendo explorada tão precocemente . Tanto eu como você sabemos que ela é produto do meio , para tornar ainda pior é do "nosso meio" , trazendo a culpa para toda a sociedade . Vejo que é muito fácil faalar " a esmola é prejudicial " mas a única coisas prejudicial aqui é a nossa posição diante da atitude ou não atitude do governo . Lá todos "tampam os ouvidos " quando se pede uma sociedade igualitária e aqui todos calam diante da situação .

Não é nenhuma humilhação pedir esmola . Humilhação é viver em um país que não se preocupa com toda a população , mas sim com uma parte dela , sendo ela a menos necessitada . Tudo é um jogo de interesses onde quem não tem nada a dar em troca fica sem nada , sem dignidade , sem comida , sem casa e sem vida . O sem humano em desespero é capaz de fazer tudo , até segurar uma arma para conseguir um prato de comida para a sua família , seria justo não ? O Estado não garante os seus direitos . A solução não está em proibir a doação de esmola e sim em exigir políticas que priorizem o bem estar social , a consequência disso será o seu e o desejo de toda a população , o fim de crianças nas ruas .

Atenciosamente .