Lamentos de Piaget
Ao entrar nos recintos, o sujeito é reverenciado. Este é um professor no Japão. Ao entrar na sala de aula, o sujeito é agredido. Este é um professor no Brasil. A profissão de educador é uma das mais desvalorizadas na sociedade brasileira e, por isso, é cada vez menos almejada entre os jovens.
Desde o salário até as condições de trabalho, nada é favorável ao mestre. O que é contraditório, em relação ao grau de exigência para que se possa exercer essa ocupação, já que há um grande investimento na formação pedagógica, e o mínimo de retorno. Esse é um dos principais fatores que repele o adolescente na hora de optar por um curso de Licenciatura, causando até mesmo o decréscimo do número de oferta de vagas desses cursos.
Para quem está buscando seu lugar na sociedade, iniciando uma nova fase na carreira de estudos, na busca por uma formação superior que vá proporcionar destaque e sucesso pessoal, profissional e financeiro, com certeza, ser professor acaba por tornar-se apenas uma hipótese na cabeça do jovem, sendo que muitos não chegam nem a cogitar essa possibilidade.
Em suma, o descaso do Estado e da sociedade para com os educadores chega a ser assustador. Escolas imundas e alunos mal-educados é o cenário com que o professor se depara. Houve uma inversão de valores em relação aos papéis desempenhados no trame social, onde os pais abrem mão de sua obrigação de passar aos filhos valores éticos, cabendo à escola assumir esse papel que não lhes cabe, pelo menos não totalmente, como acontece.
Para reverter esse contexto caótico, é necessário que o Estado providencie melhores condições trabalhistas e melhor piso salarial aos mestres, e cabe também à sociedade brasileira resgatar os valores que há muito estão perdidos, para que nossos professores, assim como no Japão, sejam reverenciados onde quer que cheguem. Piaget lamenta a atualidade, e nós, idem. Mas a "mão que move o mundo" não pode parar.
Louie Darlene
Dissertação escrita em Janeiro/2011 para o Vestibular da UFRGS
Tema: Por que a profissão de professor se encontra desprestigiada entre os jovens e como reverter esse cenário.