O Barroco

O movimento Barroco inicia-se em 1580, e termina em 1756, tendo como cenário Portugal, Espanha e Itália. Neste ano, morria Luís Vaz de Camões, e terminava assim o Classicismo, enquanto Portugal perdia a autonomia para a Coroa espanhola.

A reforma Protestante no período anterior, o Renascimento com sua retomada aos valores clássicos, o antropocentrismo e o advento da mitologia pagã impulsionaram a Igreja a criar a Contra Reforma Católica, numa tentativa de conter o avanço das ideias que contrariavam sua doutrina.

O Barroco surge, então, como um movimento de contrastes marcantes, em que a fé e a razão tentavam sobrepor-se uma à outra. Neste período, a Igreja Católica cria o Tribunal do Santo Ofício, a Inquisição, que iriam gerar o sentimento de dúvida ou culpa para os fiéis devotos.

As características deste período, são o Fusionismo, o conflito antagônico, o cultismo e o conceptismo. Os jogos de contraste marcam presença nas artes, na literatura e em outros movimentos criativos. As maiores representações desse contraste são o antagonismo do preto x branco, o grande uso de antíteses, ressaltando os caminhos e a imperfeição das inspirações artísticas.

Gregório de Matos (1633-1696), escritor brasileiro, destacou-se no campo da poesia lírica (religiosidade e filosófica), satírica e encomiástica, pois percorreu os caminhos da religiosidade no tempo em que estava ligado à Igreja. Após ser destituído dos cargos, passou a escrever poesias satíricas, corrosivas com tom erótico e pornográfico. Por essas atitudes, e pelo questionamento da fé católica, foi apelidado de “Boca do Inferno”, na Bahia, estado onde nasceu.

O Padre Antonio Vieira nasceu em Lisboa, em 1608. Mudou-se para o Brasil e, como Gregório, também ingressou o Colégio jesuítico da Bahia. Foi ordenado, e ficou conhecido como um pregador culto. Os sermões de Padre Vieira ganharam notoriedade, pelas ideias de fundo Sebastianista, mas também criaram contrariedade da Igreja. Foi diplomata, catequizou os indígenas no Maranhão e morreu em 1697.

O Brasil guarda um legado muito grande da obra Barroca do século XVII, principalmente em esculturas na região Nordeste e também no Estado de Minas Gerais, com as obras de Aleijadinho. A constatação de uma obra barroca se dá pelas curvas, pelo contraste entre claro e escuro, e pelas expressões de conflito interior expressas nas obras, sejam nas artes sacras ou na literatura.

Antonio Marques de O Santos
Enviado por Antonio Marques de O Santos em 18/06/2011
Reeditado em 06/06/2013
Código do texto: T3041930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.