O BEBE NA BARRIGA DA MAMÃE

Uma das coisas mais lindas deste mundo é a gestação. Minha esposa esperando nosso bebê. Lembro-me que ficava chocando meu rebento, imaginando como ele seria, se teria cabelo ou seria carequinha, pensava nas suas mãozinhas, enfim é uma das fases muito emocionante na vida de um casal.

Com poucos meses de gravidez, o feto já é capaz de fazer movimentos complexos e graciosos. Pega o cordão umbilical, chupa o polegar, ouve ruídos do interior do corpo da mãe. Reconhece a sua voz e a das pessoas com quem ela convive, enfim já começa a "viver".

Desde a oitava semana de gestação, já se encontram presentes os receptores de dor e de memória no feto, e é possível aos bebês gravarem na lembrança, tanto os momentos bons, como os momentos ruins. Estudos também mostram que os bebês tem uma enorme capacidade de sonhar. Através de testes, observou-se que há um período que corresponde ao sonho, predominante na duração do sono dos bebês, inclusive em prematuros. Verificou-se ainda que o feto, ao escutar a voz da mãe, já começa a aprender os sons básicos da língua materna. Tudo isso leva à conclusão de que a capacidade de pensar é bem anterior ao desenvolvimento pós-natal, e que desde muito cedo, o ser humano tem a capacidade de aprender e interagir com seu meio.

Hoje, tem se a certeza de que o ambiente intrauterino é cheio de estímulos. Cantar para o bebê durante a gestação, ouvir música suave e acariciar a barriga são ótimos para o feto.

Recém-nascidos acalmam-se quanto escutam os batimentos cardíacos da mãe ou músicas que costumavam ouvir quando estavam no ventre materno. Assim como movimentos de embalar, contato com água morna, massagens suaves no corpo do bebê também evocam lembranças agradáveis do ambiente pré-natal e promovem uma sensação de bem estar na criança.

Portanto, para garantir a felicidade do seu filho, mesmo antes dele nascer, tenha uma gravidez tranqüila e alegre (embora chorar por motivos "absurdos" seja normal durante a gravidez e não prejudicam em nada o bebê), mas evite freqüentar lugares ou fazer coisas que a deixem irritada. Concentre a sua força em pensamentos e sensações positivas, e relaxe, seu bebê agradece.

Quando meu filho nasceu foi um momento inesquecível.

(http://afonsoecris.ubbihp.com.br)

(http://massajovem.zip.net)

Painho
Enviado por Painho em 28/11/2006
Código do texto: T303556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.