Caso Cesare Battisti...

Hoje ouvi pela TV a noticia da libertação de Cesare Battisti e todos os tipos de comentários e ameaças, mas eu costumo dizer que não gosto de comer pelas mãos de ninguém e lendo o caso montado contra este homem, verifiquei coisas interessantes do tipo:

_ Ele cometeu dois assassinatos em dois lugares distintos no mesmo dia, distantes 500 Km um do outro no prazo de 1 hora e 45 minutos, será que isso é possível?

_ Segundo: os seus advogados franceses foram presos durante um de seus julgamentos?

_ As acusações que o tornaram responsável pelos crimes foram feitas por um preso, pela famosa delação premiada, será?

_ Uma procuração foi passada a outro advogado, mas ele alega que jamais deu tal procuração, pois já se encontrava foragido?

_ A França negou por várias vezes a extradição, por quê?

_ No Brasil o presidente do país tem a ultima palavra em casos de extradição, por que o nosso votou contra?

_ A Itália reagiu com fúria e naquela ocasião retirou do país seu embaixador, não acreditam na justiça em outro lugar que não seja o seu próprio país?

_ Ameaçou votar contra o pedido do Brasil para ter um assento na ONU, assento que deveria ser direito de todos os países, não de alguns, não acham?

_ A mesma ONU que votou contra a invasão do Iraque e que não foi respeitada, é disso que queremos fazer parte?

_ Todos os anos contribuímos com médicos, enfermeiros, soldados para amenizar efeitos de algumas catástrofes ao redor do mundo, não será isso mais importante que um lugar numa mesa, onde os reais direitos humanos não são respeitados nem discutidos?

Ainda me lembro de um exilado, que não fora exilado fora do país, mas em seu próprio país.

Os anos ainda eram o da ditadura e o jovem de uma família tradicional paulista, quando os militares invadiram o seu apartamento na universidade, ele saiu disfarçado de mulher em direção ao interior do país.

Mato Grosso foi o destino desse jovem e nos idos dos anos de 1984 quando o chamamos de covarde porque não quis participar de nossas reuniões por mais liberdade na escola, pelo direito de eleger um diretor, que não fosse pau mandado do governador, ele abriu a camisa, atirou os livros no chão e mostrou-nos a sua costa, que parecia um retalho de tantas cicatrizes, nós nos calamos e ele disse:

“_ As outras estão aqui!” E apontou para a própria cabeça.

Só quem viveu os horrores da ditadura sabe avaliar bem pelo que vale a pena lutar, não conheço esse homem, não sei se ele é culpado ou inocente, mas lamento que o Supremo fique dias, meses e anos para resolver uma questão como essa, enquanto que em nosso país há tantos problemas que necessitam da atenção deste órgão.

O Brasil é soberano e deve agir como tal, o caso está encerrado, agora busquemos solucionar os problemas internos, que são imensos e que afetam a vida de milhares de pessoas aqui mesmo em nosso território.

E quanto à ameaça de ir ao tribunal de HAIA, estão no direito deles de o fazerem e quanto a boicotar a copa também é direito deles, mas aqui no Brasil, quem manda ainda é o poder público brasileiro.

Um imenso abraço fraterno!